Título: A importância do setor
Autor: Batista, Henrique Gomes
Fonte: O Globo, 25/06/2010, O País, p. 16

Embora represente apenas 6,1% da economia nacional, a agropecuária é fundamental para a balança comercial brasileira. Se não fosse a exportação de alimentos, o Brasil teria no ano passado um déficit comercial de cerca de US$ 30 bilhões, agravando fortemente a situação das contas externas nacionais, que começam a preocupar economistas. Além disso, o agronegócio concentra um grande número de empresas globais verde-amarelas, além de ser um grande empregador do país.

A importância também é mundial. O ex-ministro Roberto Rodrigues, da FGV, diz que a FAO (sigla em inglês para Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação) e a OCDE (Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico) divulgaram semana passada uma expectativa de que a produção mundial de alimentos cresça 20% em dez anos.

Na União Europeia, a alta será de 4%; na Austrália, de 7%; nos Estados Unidos e Canadá, entre 10% e 15%. No grupo de países como Ucrânia, Índia, China e Rússia, crescerá entre 22% e 28%. Já a previsão para a produção brasileira é de crescimento de 40%.