Título: Patrus aceita ser vice de Costa com muito orgulho
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 25/06/2010, O País, p. 14

Petista, que resistia, agora diz que aliança com PMDB é "o melhor caminho para Minas"

BELO HORIZONTE. O petista Patrus Ananias, ex-ministro do Desenvolvimento Social, aceitou ser o vice na chapa encabeçada pelo ex-ministro e senador Hélio Costa (PMDB). O anúncio foi feito por Patrus no Twitter. Em entrevista à Rádio Clube de Bocaiuva, sua cidade natal, Patrus disse estar certo de que esse é o ¿melhor caminho para Minas¿.

¿ Decidi aceitar o desafio e vou integrar, com muito orgulho, a chapa do senador Hélio Costa como candidato a vice-governador de Minas. Faço isso com muita convicção, depois desse período de reflexão, de meditação, de consultas. Estou convencido que é o melhor caminho para Minas. Somos dois ex-servidores do governo Lula.

Isso é muito importante. Queremos que Minas Gerais avance, especialmente no campo das políticas sociais, para que, cada vez mais, Minas Gerais esteja sintonizada como Brasil ¿ afirmou Patrus, na entrevista.

Patrus perdeu para Fernando Pimentel, ex-prefeito de Belo Horizonte, as prévias do PT mineiro, na disputa para ser o candidato do partido ao governo.

Depois, o próprio Pimentel precisou abrir mão da vaga em favor de Costa, por determinação do PT nacional.

Desde então, Patrus vinha dizendo que não concorreria a nada nestas eleições. Mas ontem, ao anunciar que mudara de ideia, elogiou o PMDB: ¿ Nós temos já um diálogo histórico com o PMDB. O PMDB participa do governo do presidente Lula. Nós estamos juntos no plano nacional, em torno da candidatura da ministra Dilma.

Nosso candidato a governador, o senador Hélio Costa, integrou conosco durante cinco anos ou mais o Ministério do governo Lula, ocupando com muita dignidade e competência o Ministério das Comunicações. Nós fomos colegas ¿ disse.

Ao saber da decisão, Costa também usou o Twitter para comemorar a decisão de seu companheiro de chapa. ¿Minha felicidade é imensa! O governo PMDB-PT será fabuloso!¿, postou o senador peemedebista.

Na próxima quarta-feira, PT e PMDB fazem as convenções estaduais em Belo Horizonte para oficializar a chapa, seguidas de ato público que deverá contar com a presença da candidata do PT à Presidência, Dilma Rousseff.

Dilma, assim como o presidente Lula, pressionava Patrus a aceitar compor a chapa.

Patrus condicionou sua participação na chapa a uma coordenação entre a campanha estadual e a candidatura de Dilma, além de um programa de governo com ênfase em políticas sociais.