Título: Dilma: tática tucana não funcionou
Autor: Camarotti, Gerson; Fernandes, Diana
Fonte: O Globo, 25/06/2010, O País, p. 13

Depois de pesquisa, candidata petista diz que culpar PT pelo dossiê deu errado

SÃO PAULO e BELO HORIZONTE.

Um dia depois da divulgação do resultado da pesquisa CNI/Ibope em que aparece pela primeira vez à frente do adversário José Serra (PSDB), a candidata petista à Presidência, Dilma Rousseff, disse ontem, em entrevista à Rádio Itatiaia, de Minas Gerais, que não funcionou a estratégia do PSDB de tentar associar a criação de um suposto dossiê contra os tucanos à sua candidatura.

¿ Fazia parte de uma estratégia eleitoral de meu adversário, que parece não estar dando muito certo ¿ disse Dilma, se referindo às cobranças de José Serra para que ela assuma responsabilidade e peça desculpas sobre a criação do suposto dossiê.

Dilma classificou de ¿interessante¿ e ¿animadora¿ a pesquisa Ibope. Porém, disse que ainda tem ¿muita água para rolar debaixo da ponte¿ e que a hora é de redobrar esforços.

¿ É uma pesquisa interessante, mas a gente não pode apostar que pesquisa substitui a eleição.

É bom, mas não é algo que a gente possa pegar como substituto de um processo eleitoral, no qual ainda tem muita água para rolar debaixo da ponte. Vamos daqui para frente redobrar ainda mais o trabalho e o esforço, porque a eleição é dia 3 de outubro ¿ disse Dilma.

Além da dianteira na pesquisa, Dilma foi perguntada sobre outros resultados favoráveis, como o aumento da associação de seu nome com o do presidente Lula.

¿ Para este momento do processo da eleição, é um quadro interessante. Mas nós não subimos no salto alto. E não achamos que as coisas estão muito resolvidas nem que elas apontam uma situação que é definitiva.

Em todas as pesquisas há uma certa precariedade, porque elas sempre refletem um momento.

É animador de um lado, mas, ao mesmo tempo, nos colocamos com humildade e com a certeza de que há um grande desafio pela frente.

Marina afirma que chegará ao segundo turno Já a candidata do PV à Presidência, Marina Silva, disse ontem se considerar a alternativa para que as pessoas ¿se livrem do pior¿. Segundo ela, a sociedade brasileira já ¿revogou o plebiscito¿ entre PT e PSDB. Em terceiro lugar e tendo mantido os mesmos 9% da pesquisa anterior, Marina disse acreditar que chegará ao segundo turno: ¿ No primeiro turno a gente vota no candidato de coração.

No segundo, a gente se desvia do pior. E eu vou ser o desvio para que as pessoas se livrem do pior ¿ disse.

Marina também avaliou como positiva a pesquisa CNI/Ibope.

Segundo ela, Serra ¿é candidato desde que perdeu a eleição¿ para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em 2002. Dilma, por sua vez, tem Lula como ¿seu general eleitoral já há quase três anos¿, disse a verde.

Marina também atacou a postura dos adversários e classificou como ¿fraude eleitoral¿ a troca de acusações entre Serra e Dilma. Segundo ela, a ¿guerra de dossiês¿ não favorece o país nem o processo democrático.

¿ Os dois (Serra e Dilma) são muito parecidos. Ambos têm uma visão de crescimento pelo crescimento. Agora, na maioria das vezes o debate fica circulando só em torno daquilo que é a picuinha entre os candidatos ¿ ressaltou