Título: No bolão de Lula, cachaça de Alencar
Autor: Vasconcelos, Adriana; Freire, Flávio
Fonte: O Globo, 29/06/2010, O País, p. 4

Gilberto Carvalho ganha aposta e leva bebida de prêmio

BRASÍLIA e SÃO PAULO. O palmeirense Gilberto Carvalho, chefe de Gabinete do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, ganhou o bolão do jogo entre Brasil e Chile feito pela equipe do Palácio do Planalto, e levará de prêmio uma garrafa de cachaça Maria da Cruz, produzida na fazenda do vice José Alencar. Foi o vice quem sugeriu o bolão e ofereceu o prêmio. Alencar foi o mais otimista: apostou que o Brasil ganharia de 5 a 0. Lula foi de 4 a 1 para o Brasil.

O bolão para o jogo, como estava na folha de apostas, foi organizado no início da reunião de coordenação de governo, cerca de cinco horas antes da partida, vencida pelo Brasil por 3 a 0. Dos 11 participantes do bolão, Carvalho foi o único que apostou no resultado certo. Nenhum participante ousou apostar numa vitória chilena. Nem Carvalho acreditou na pontaria do ex-palmeirense Valdivia, meia da seleção chilena, e que deverá voltar para o time paulista.

A ministra da Casa Civil, Erenice Guerra, e o ministro da Secretaria Geral, Luiz Dulci, demonstraram pouca confiança no time brasileiro. Ambos apostaram num apertado 2 a 1 para o Brasil. Os palpites foram registrados à mão numa folha de papel. Os ministros Alexandre Padilha (Relações Institucionais), Franklin Martins (Comunicação) e Nelson Jobim (Defesa) combinaram o palpite: 2 a 0.

Os ministros Paulo Bernardo (Planejamento) e Jorge Félix (Gabinete de Segurança Institucional) foram de 3 a 1. E um assessor do gabinete esperava um festival de gols: 4 a 2 para Brasil.

- Torcemos para que a seleção possa garantir mais um passo. Estamos muito confiantes. Todos nós apostamos na vitória do Brasil - disse Padilha, que usou o Twitter para fazer comentários sobre o jogo.

O presidente assistiu ao jogo no Palácio da Alvorada, com familiares. Tanto antes como depois da partida, Lula se reuniu com ministros para tratar de medidas de socorro a Pernambuco e Alagoas, estados atingidos por cheias.

A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, assistiu ao jogo na casa do cunhado, em Santos, e, pelo Twitter, também cravou seu palpite: 2 a 1 para o Brasil. Quando o Brasil fez 3 a 0, postou: "agora ferveu". Antes, postara que era bom ver dois gols seguidos do Brasil "depois daquele jogo morno com Portugal".