Título: INSS antecipa benefícios nas regiões danificadas
Autor: Batista, Henrique Gomes; Rios, Odilon
Fonte: O Globo, 29/06/2010, O País, p. 12

Medida vai atingir 100 mil pessoas; BPC também será pago mais cedo nos estados

BRASÍLIA. A exemplo do que aconteceu com o Bolsa Família, o governo vai antecipar o pagamento de aposentadorias e pensões do INSS nos municípios destruídos pelas cheias em Alagoas e Pernambuco. Depois de se reunir com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, no Palácio da Alvorada, o ministro da Previdência Social, Carlos Eduardo Gabas, disse ontem que a antecipação vai beneficiar cerca de 100 mil pessoas dos 27 municípios em situação de calamidade pública.

De acordo com Gabas, o gasto será de aproximadamente R$50 milhões. O ministro também informou que o governo irá autorizar o pagamento do Benefício de Prestação Continuada (BPC) a partir de amanhã. O BPC é pago a idosos e pessoas com deficiência que não tenham condições de se sustentar.

Na reunião de coordenação de governo, Lula ordenou ao ministro do Gabinete de Segurança Institucional, Jorge Félix, que volte hoje para a região das enchentes. Lula orientou o ministro a escolher um servidor em cada estado para coordenar as ações federais e agir de forma combinada com os comitês de Defesa Civil.

Recursos serão usados para frentes de trabalho

Segundo o ministro de Relações Institucionais, Alexandre Padilha, parte dos recursos do governo federal liberados para os dois estados será aplicada na contratação de frentes de trabalho e na capacitação dos moradores da região atingidos pelas cheias. Depois da reunião de coordenação, Padilha afirmou que o governo usou recursos para ações em áreas de risco no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Padilha disse que, em 2009, foram R$3 bilhões para obras de drenagem.