Título: AGU comemora vitória contra a Justiça Eleitoral
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2010, O País, p. 10

Das 14 ações da oposição contra Lula, dez foram derrubadas

A Advocacia Geral da União (AGU) comemorou ontem o fato de ter revertido na Justiça Eleitoral dez das 14 representações contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva por fazer campanha antes do prazo oficial para sua candidata, a petista Dilma Rousseff. Nas outras quatro representações, protocoladas no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) por partidos de oposição e nas quais os argumentos da AGU não foram aceitos, o presidente foi multado em R$ 27.500. Lula também recebeu multa de R$ 10 mil por antecipação de campanha no Encontro da Defesa do Trabalho Decente, no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, mas a defesa; neste caso, foi feita pelos advogados do PT, pois o ato não era do governo.

Para o ministro da AGU, Luis Inácio Adams, o número de representações contra o presidente é pequeno, diante da quantidade de eventos públicos dos quais ele participou nos últimos três anos:

- O presidente realizou cerca de 500 atos. São eventos, inaugurações, aprovações de leis e sanções com grande divulgação. De todos esses, só conseguiram elementos para 15 representações, sendo que dez foram julgadas improcedentes pelo TSE. (Luiza Damé)