Título: Lula em tarde de autógrafos
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2010, O País, p. 11

Presidente participa de lançamento de livro de Mercadante

SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participou ontem, em São Paulo, do lançamento do livro ¿Brasil: A construção retomada¿, do senador Aloizio Mercadante (PT-SP), candidato petista ao governo paulista. O livro faz uma análise das propostas colocadas em prática nos dois mandatos de Lula. A Livraria Cultura, no Conjunto Nacional, na esquina da Avenida Paulista com a Rua Augusta, ficou praticamente paralisada com o evento, que exigiu segurança com revista de todos os presentes.

Lula chegou com mais de uma hora de atraso e autografou cerca de 20 exemplares. O presidente é autor do prefácio. Lula posou para fotos, não falou com os jornalistas e ouviu gritos de ¿Agora é Dilma¿ ao deixar o local. A presença de Lula mobilizou a militância petista engajada na campanha do senador paulista. Mesmo com a presença de muitos petistas, militantes de base, Mercadante garantiu que o livro ia além ¿de apenas mais uma eleição¿.

¿ Eu faria esse registro de qualquer maneira.

Quando estava escrevendo não sabia qual seria a candidatura que eu ia disputar. Nem imaginava que seria candidato ao governo de São Paulo ¿ disse, a respeito da obra que faz uma análise dos dois mandatos do governo Lula.

No prefácio Lula afirma que as informações reunidas por Mercadante no livro deixam claro que o Brasil só foi capaz de deixar para trás cerca de ¿25 anos de estagnação¿ porque compreendeu crescimento econômico e inclusão social como faces de uma mesma moeda.