Título: Battisti: Lula ainda aguarda parecer da AGU
Autor:
Fonte: O Globo, 30/06/2010, O País, p. 12

Para ele, decisão não vai criar "arranhão" entre Brasil e Itália SÃO PAULO. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem, em encontro com o primeiroministro italiano, Silvio Berlusconi, que aguarda parecer da Advocacia Geral da União (AGU) para decidir sobre o pedido de extradição de Cesare Battisti, refugiado no Brasil e condenado por terrorismo na Itália.

Após encontro com empresários na Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), onde foram discutidos acordos bilaterais, Lula disse que, seja qual for a sua decisão, Brasil e Itália não sofrerão qualquer arranhão em suas relações diplomáticas.

¿ Digo desde o primeiro dia que só me pronunciarei quando os autos do processo estiverem na minha mesa, com o parecer da AGU, que vai me orientar. Qualquer que for a decisão, não vai trazer nenhum arranhão entre os dois países ¿ disse Lula.

Quando um jornalista italiano disse que a resposta deixaria o povo daquele país com a ¿boca tapada¿, Lula foi mais incisivo: ¿ Essa não é uma questão eminentemente política, mas jurídica. Tomarei essa decisão com muita tranquilidade.