Título: Meirelles alerta para uma nova recessão europeia
Autor: Alvarez, Regina; Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 28/06/2010, Economia, p. 17

BASILEIA, Suíça.

O presidente do Banco Central (BC), Henrique Meirelles, admitiu que há risco de a Europa cair novamente numa recessão. A afirmação foi feita sábado à noite, logo depois de mais uma rodada de negociações no G-14, grupo que reúne os principais bancos centrais do mundo rico e emergente. O encontro ocorreu no fim de semana, na sede do Banco de Compensações Internacionais (BCI), na Basileia, Suíça. Só que, segundo Meirelles, o BC estaria trabalhando com um cenário mais otimista. Ou seja, de que a consolidação fiscal que está sendo iniciada por vários países europeus levantará o continente da crise financeira.

- A hipótese básica de trabalho do BC do Brasil não é a de uma segunda recessão. Mas existe o risco de que isso venha a ocorrer, não só pela questão fiscal, mas por eventual risco pelos bancos - afirmou Meirelles.

A fragilidade dos bancos foi uma das principais preocupações dos bancos centrais na Basileia. Analistas temem que a situação precária de vários bancos, se não for sanada, acabe empurrando os países para uma nova crise. Até a recuperação americana, que acaba de ser revisada para baixo, é considerada relativamente fraca, levando-se em conta que os EUA mergulharam numa profunda recessão.

Na reunião, os bancos centrais concordaram que as instituições financeiras que não cumprirem as futuras exigências de capital - pilar da reforma do sistema financeiro que está sendo desenhada - sofrerão restrições na distribuição de dividendos e até nos limites de compensação a seus executivos.