Título: Tem que ser uma coisa discreta
Autor: Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 02/07/2010, O País, p. 3

Serra brinca com seu vice, Indio da Costa, aconselhando cautela com eventuais amantes

BRASÍLIA. Sem as adversárias presentes para dividir os holofotes e as atenções durante o debate promovido pela Confederação Nacional da Agricultura (CNA), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, tentou mostrar-se mais descontraído do que de costume. Chegou a sugerir que um dos empresários do setor agropecuário lhe chamasse de "Zé" e provocou constrangimentos ao seu novo vice, Indio da Costa (DEM-RJ), ao lembrar a fama de namorador do deputado.

- Mas agora só tem uma namorada, né? - perguntou o candidato tucano, olhando para o vice, que estava sentado na primeira fila do auditório.

Não satisfeito, Serra prosseguiu lembrando a primeira conversa que tiveram pelo telefone, quando o tucano o convidou para ser seu vice.

- O Indio me disse por telefone: "Não tenho amantes". Eu até disse: "Também não precisa exagerar, o que tem que ser é uma coisa discreta" - contou Serra, provocando risos e algum constrangimento.

Mas logo ele emendou:

- Não estou aqui pregando pular a cerca no casamento. Mas também não precisa exagerar.

Na véspera, durante a apresentação de Indio da Costa como seu vice, Serra já havia confidenciado que uma das perguntas que lhe fizeram, quando souberam da sua escolha, foi justamente se o deputado do DEM tinha namorado a apresentadora de TV Daniela Ciccarelli.

- O Indio me disse que foi o primo dele (que namorou Ciccarelli).

O tucano não disfarçou, porém, o incômodo com o destaque dado por um grande portal de internet - que, segundo ele, prestaria serviços a seus adversários - ao fato de seu vice ter namorado a filha do ex-banqueiro Salvatore Cacciola, condenado por crimes contra o sistema financeiro.

Após ser indagado sobre o que faria na área de defesa sanitária, se eleito, Serra surpreendeu também a plateia, com mais uma brincadeira, contando sobre a primeira vez que viu um boi na vida.

- Fiquei olhando para a boca dele procurando aftas, imaginando que esse seria um dos sintomas da aftosa. (a afta é um dos sintomas da doença)

Essa mesma sinceridade levou Serra a cometer uma gafe ao destacar que sua principal preocupação, na área agrícola, era com os médios produtores.

- Os pequenos têm um ministério de esquerda para defendê-los (Desenvolvimento Agrário), os grandes, um de direita (Agricultura), mas os médios não têm um de centro que os defenda. (Adriana Vasconcelos)