Título: TSE mantém cassação de Rosinha e do vice
Autor: Fabrini, Fábio
Fonte: O Globo, 02/07/2010, O País, p. 15

Advogados da ex-prefeita vão recorrer; irmão de Garotinho assume Campos na segunda-feira

BRASÍLIA. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) manteve ontem a cassação do mandato da prefeita de Campos, Rosinha Garotinho, e de seu vice, Francisco Artur de Oliveira, que tentavam mudar a decisão do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ). O relator do processo, ministro Marcelo Ribeiro, em sua decisão, disse que a prefeita e seu vice ¿foram efetivamente beneficiados por atos de abuso com potencial para desequilibrar o pleito¿, o que resultou na condenação de ambos pelo TRE-RJ, no último dia 28. Ele também observou que condenações deste tipo ¿ por meio de ação de impugnação de mandato eletivo ¿ não podem ser suspensas por recursos, devendo a decisão ser executada imediatamente.

Rosinha foi punida por publicações de reportagens favoráveis no jornal e na rádio ¿O Diário¿ nas eleições de 2008. O programa de rádio era conduzido por seu marido, Anthony Garotinho, em plena campanha. No recurso que impetrou, Rosinha alegava que deu só uma entrevista ao programa, cujo conteúdo não podia ser considerado propaganda antecipada.

Advogados dizem que vão recorrer de novo ao TSE

Os advogados de Rosinha informaram ontem que vão entrar com outro recurso, na segunda-feira, no próprio TSE. No mesmo dia, está prevista a posse do presidente da Câmara dos Vereadores, Nelson Nahim, irmão de Garotinho, como prefeito.