Título: Traduzindo o economês
Autor: Oliveira, Eliane
Fonte: O Globo, 02/07/2010, Economia, p. 27

A deterioração da balança comercial é um sinal de alerta para o desempenho do setor externo brasileiro em 2010 e as perspectivas dos próximos anos, que serão de baixo crescimento da economia global. Se a forte queda do saldo comercial (fruto da aceleração das importações) se acentuar entre julho e dezembro, aumentará a dependência do país de capitais internacionais para fechar as contas com o exterior.

Ou seja: o Brasil precisará de muito financiamento e isso pode gerar instabilidade. A balança comercial é um dos componentes das transações correntes, que registram as operações de troca com o mundo, e tem rombo projetado para o ano de US$47,8 bilhões.

A pressão decorre das remessas de lucros e dividendos (para cobrir perdas de multinacionais), do pagamento de juros (com a retomada da alta da Taxa Selic) e das viagens internacionais (vantajosas com o atual câmbio).

Um número muito negativo nas transações correntes gera desconfiança no mercado e isso tem dois efeitos possíveis: aumento de custo (para o governo rolar sua dívida e as empresas captarem recursos) - limitando gastos públicos e investimentos - e variação brusca da taxa de câmbio.