Título: Encontro entre o quase e o futuro
Autor: Batista, Henrique Gomes; Victor, Duilo
Fonte: O Globo, 01/07/2010, O País, p. 10

Indio foi avisado pouco depois de cumprimentar Álvaro Dias

BRASÍLIA. A escolha do novo vice na chapa do tucano José Serra pegou de surpresa o próprio Indio da Costa, que nunca cogitou essa possibilidade e nunca esteve entre os nomes apresentados pelo DEM em negociações anteriores. Enquanto esperavam pela decisão da reunião entre Rodrigo Maia e José Serra, integrantes do DEM foram para uma churrascaria perto do hotel onde seria realizada a convenção. Durante o almoço, vários políticos do DEM foram assediados por jornalistas e fotógrafos. Indio da Costa, não. Nas fotos do almoço, apareceu por acaso, ao fundo ou ao lado, em segundo plano.

Na churrascaria Fogo de Chão, os políticos do DEM encontraram o senador Álvaro Dias (PSDB-PR), que almoçava no mesmo restaurante. Houve uma saia-justa entre os presentes.

Álvaro Dias fez questão de quebrar o gelo e foi conversar com o ex-senador e ex-presidente do DEM Jorge Bornhausen e com o deputado José Carlos Aleluia (DEM-BA), até aquele momento cotado para vice. Quando deixavam o restaurante - e ainda não se sabia do novo vice -, os políticos do DEM cumprimentaram o senador tucano - que eles passaram os últimos seis dias tentando derrubar.

Indio cumprimentou Álvaro Dias sem saber que iria substituí-lo. O deputado do DEM seria informado que tinha sido o escolhido logo depois. O líder do partido na Câmara, deputado Paulo Bornhausen (DEM-SC), o chamou para uma conversa e informou que ele seria o vice. Em seguida, Serra ligou para Índio e brincou: disse que ele teria que acordar mais cedo e dormir mais tarde. Indio não voltou mais para o hotel e foi levado até o gabinete da liderança do DEM na Câmara. Não atendeu mais o telefone. Segundo relatos, ficou emocionado ao ver o noticiário. Só voltou para convenção quando foi anunciado oficialmente como vice.