Título: Lula teme efeito de incentivo fiscal
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 07/07/2010, Economia, p. 27

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva demonstrou preocupação com projetos de lei, em tramitação no Congresso, concedendo incentivos fiscais para que as empresas contratem jovens e pessoas com mais de 50 anos. Para ele, esse tipo de proposta pode levar os empresários a demitirem trabalhadores da faixa etária excluída do benefício.

"Acontece que muitas empresas poderão demitir empregados com filhos ainda pequenos, para contratar trabalhadores das faixas que preveem incentivos. De nada adianta despir um santo para vestir outro. Acredito que a verdadeira solução é oferecer oportunidades de capacitação e estimular a geração de empregos para todos. Com um crescimento robusto da economia, cresce todo mundo", afirmou Lula, na coluna semanal "O Presidente Responde", em resposta à pergunta da doméstica Maria da Penha Miranda, de 54 anos, de Itapecerica da Serra (SP).

No Senado, tramita um projeto do senador Mozarildo Cavalcanti (PTB-RR), que prevê compensações no Imposto de Renda para empresas que contratarem pessoas com mais de 50 anos. O projeto está na Comissão de Assuntos Econômicos (CAE). Lula disse que, em 2004, trabalhadores com mais de 50 anos eram 17,97% da população empregada, e em 2008, 20,34%. Para os jovens, o presidente disse que foi lançado o Projovem, programa que oferece bolsas de R$100 para cursos de capacitação, além da criação de 214 escolas técnicas e 14 universidades.

"Mais de 700 mil jovens de origem humilde recebem bolsas para frequentar faculdades particulares e são oferecidos cursos de qualificação para todas as faixas etárias", disse o presidente.