Título: Indústria avançou em seis regiões em maio, mas recuou 0,9% em SP
Autor: Ribeiro, Fabiana
Fonte: O Globo, 07/07/2010, Economia, p. 27

Paraná registra maior expansão: 17,7%. No Rio, setor cresce 2,8%

A produção industrial brasileira ficou maior em seis dos 14 locais pesquisados pelo IBGE em maio. Porém, São Paulo (SP), que concentra o maior parque industrial do país, apresentou retração na atividade - de 0,9% na série com ajuste sazonal, interrompendo três meses de crescimento. Na comparação com maio de 2009, a produção paulista avançou 12,1%, sétima taxa positiva nesse tipo de comparação.

- Ainda é cedo para falar de uma inversão de tendência. Parte desse recuo em São Paulo vem de paralisações em refinarias, além de recuos na indústrias farmacêuticas e de alimentos - disse André Macedo, economista do IBGE.

De acordo com o instituto, a indústria do Paraná foi a que registrou a expansão mais forte, de 17,7%, o que eliminou a queda de 15% do mês anterior. A alta vem de setores como veículos, celulose e edição e impressão. Em relação a igual período de 2009, o crescimento foi de 31,3%. No Rio de Janeiro, a atividade avançou 2,8% em maio, após apontar recuo de 3,2% no mês anterior. Frente a maio de 2009, a alta atingiu 9,8%, puxada por metalurgia básica (38,6%) e de veículos automotores (41,1%).

- Os resultados regionais confirmam os resultados nacionais. A leitura que se faz é de uma acomodação - acrescentou Macedo, lembrando que, em maio, a atividade da indústria brasileira se manteve estável.

Segundo Eduardo Velho, economista da Prosper Corretora, o impacto da queda de São Paulo é amenizado pelo fato de que a indústria brasileira se espalhou para outras regiões do país. Ele acredita ainda que a economia continuará a crescer, mas num ritmo menor nos próximos meses.

- Há uma estrutura sólida de crescimento. E mesmo com queda em algumas regiões, a atividade industrial ainda está aquecida. Nos próximos meses, deve haver uma deterioração - disse Velho.

Na comparação com maio de 2009, a atividade industrial cresceu em todas as áreas pesquisadas pelo IBGE. Além da baixa base de comparação - por causa dos efeitos da crise financeira global - maio de 2010 ainda teve um dia útil a mais do que o de 2009. Com expansão acima da média nacional (14,8%), destacaram-se, por exemplo, os estados de Paraná (31,3%), Espírito Santo (26,5%), Goiás (22,5%) e Minas Gerais (22,4%).