Título: Exportação de carne para os EUA deve ser retomada semana que vem
Autor:
Fonte: O Globo, 07/07/2010, Economia, p. 26

Brasil apresentará planos de ação de 40% das empresas habilitadas

O diretor do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal do Ministério de Agricultura, Nelmon Oliveira da Costa, disse ontem que o Brasil deverá voltar a exportar carne bovina industrializada aos Estados Unidos na próxima semana.

Tudo vai depender do resultado de uma reunião que ocorrerá no fim desta semana, em Washington, quando técnicos do governo brasileiro apresentarão às autoridades americanas um levantamento dos planos de ação de 40% das empresas habilitadas a vender o produto àquele mercado.

Os embarques para os EUA estão suspensos desde o fim de maio deste ano. A razão é a diferença entre as metodologias brasileira e americana em relação aos patamares máximos do vermífugo Ivermectina.

Importadores americanos vão apoiar liberação

Costa afirmou estar confiante na aprovação dos relatórios apresentados por parte dos 21 frigoríficos que exportavam carne bovina processada para os EUA.

Uma fonte do governo afirmou que os exportadores brasileiros também contam com a pressão dos importadores americanos de carne industrializada do Brasil sobre as autoridades americanas para garantir a autorização.

Antes da suspensão, o Brasil exportava mensalmente para os EUA cerca de US$50 milhões em carne industrializada (corned beef e jerked beef), segundo a Abiec, entidade que reúne os exportadores. Em 2009, as vendas totalizaram US$223 milhões.