Título: Nome do vice não entusiasma tucanos
Autor: Duarte, Alessandra; Ribeiro, Marcelle
Fonte: O Globo, 01/07/2010, O País, p. 12

Em público, ordem é não reclamar da escolha e evitar nova crise com o DEM

BRASÍLIA. No PSDB, a notícia da indicação do deputado Indio da Costa (DEM-RJ) foi recebida sem entusiasmo, e até com certa preocupação nos bastidores. Mas de público ninguém ousou reclamar da escolha, justamente para não realimentar a crise que se arrastava há seis dias entre os dois partidos.

A avaliação interna, porém, é a de que a escolha de um deputado federal de primeiro mandato, sem maior projeção eleitoral e praticamente desconhecido nacionalmente, evidenciou a falta de opções da oposição - além de expor a má condução das negociações sobre o companheiro de chapa do candidato tucano à Presidência, José Serra.

Publicamente, porém, os tucanos elogiaram a escolha, seguindo rigorosamente a orientação da cúpula de encerrar de uma vez por toda a novela do vice. Reservadamente muitos tucanos afirmaram nem conhecer o deputado fluminense, que está em seu primeiro mandato na Câmara.

O ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves, o vice que Serra tanto queria, atuou nas últimas horas da negociação com o DEM e elogiou a escolha:

- É o nome escolhido. É uma cara nova do Rio de Janeiro. Agora, o principal é trabalharmos para virar a página de vice e seguir em frente.

- Indio é um bom deputado. Atuante e com muita sensibilidade. Participou ativamente de CPIs e foi relator da Lei da Ficha Limpa - afirmou o líder do PSDB, deputado João Almeida (BA).

Apesar dos esforços para mostrar que está tudo resolvido, o próprio presidente nacional do PSDB, Sérgio Guerra (PE), elogiou a escolha de Indio, mas, perguntado, admitiu que preferia Álvaro Dias.

- É um nome de bastante respeito, é um jovem líder, com grande capacidade de comunicação. Mas continuo achando que o Álvaro Dias seria o melhor candidato de todos - afirmou Sergio Guerra.