Título: Mais seis presidenciáveis inscritos
Autor: Roxo, Gersonérgio
Fonte: O Globo, 05/07/2010, O País, p. 4

Nanicos anunciam suas propostas e apostam na internet

SÃO PAULO. Dos outros seis candidatos à Presidência, quatro já são veteranos: José Maria de Almeida (PSTU), que disputa a terceira eleição; José Maria Eymael (PSDC), também na terceira tentativa; além de Levy Fidélix (PRTB) e Rui Pimenta (PCO), ambos na segunda. Os que nunca disputaram o cargo de presidente são Ivan Pinheiro (PCB) e Plínio Sampaio (PSOL).

Aos 79 anos, Plínio de Arruda Sampaio aposta na internet. Com apenas 44 segundos de tempo de propaganda eleitoral na televisão, ele garante que tem a força da militância.

- O jogo só termina quando acaba. Vamos fazer um campeonato com inspiração no socialismo.

Já José Maria, do PSTU, terá a implantação do socialismo como meta. Seu programa:

- Não pagar a dívida interna e externa, estatizar os bancos e o sistema financeiro, estatizar as grandes empresas, romper com o Fundo Monetário Internacional, estatizar o latifúndio, o agronegócio, as empresas que exploram os recursos naturais do país, como a Vale do Rio Doce, e reestatizar a Petrobrás, que vem sendo privatizada - defende.

O candidato do PSDC, José Maria Eymael, quer garantir o "direito à felicidade". Para isso, promete "proteção contra a pornografia e a violência nos meios de comunicação". Dono de um jingle que tem 25 anos, Eymael quer ficar grudado na cabeça do eleitor.

Ivan Pinheiro, do renascido PCB, quer a estatização "de instituições financeiras, oligopólios e empresas estratégicas", que seriam dirigidas por "conselhos de trabalhadores".

Outro esquerdista, Rui Costa Pimenta (PCO) acha necessária a superação do modelo capitalista e critica a "demagogia ecológica" que, afirma, "barra o desenvolvimento".

Levy Fidélix, do PRDC, defende nessa eleição o "Aerotrem". Ele ampliou para todo o país um projeto que apresentou para São Paulo: o "Magnetic Levitation Transport" (Maglev) - um veículo de superfície que chega a uma velocidade de 600 quilômetros por hora. O custo: mais de R$30 bilhões.

Outros dois partidos indicaram nomes para disputar a Presidência, mas recuaram da decisão no fim de semana. O PHS retirou a candidatura de Oscar Silva, e o PSL, a de Américo de Souza. O motivo seria a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que restringe a participação de presidenciáveis em campanhas de rádio e TV.