Título: Serra: gasto alto contra uso da máquina
Autor: Maltchik, Roberto ; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 06/07/2010, O País, p. 11

Já Dilma diz que previsão do PT "não é muito nem pouco"

SÃO PAULO. A divulgação da previsão máxima das despesas de campanha dos presidenciáveis José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) levaram ambos os lados a justificarem suas cifras. O candidato tucano afirmou que seus gastos, orçados em R$180 milhões, são necessários para se contrapor à "mobilização da máquina" do governo federal. O presidente nacional do partido, senador Sérgio Guerra (PSDB-PE), chegou a afirmar que verbas públicas estavam sendo utilizadas pelos adversários. Já a petista evitou polêmica e disse que espera arrecadar o valor estimado, R$157 milhões, cifra que não considerou nem alta nem baixa.

Serra foi na mesma linha de Guerra:

- Essa é uma estimativa de gastos. Não pode ser levada ao pé da letra porque (o valor) é teórico e dependerá dos custos. Mas como se tem que fazer antes, é melhor jogar para cima do que jogar para baixo, porque senão nos obrigaria a uma revisão que quase sempre é penosa. Além disso, essa é a eleição mais difícil que vamos ter por causa de toda a mobilização da máquina governamental.

Dilma, por sua vez, não fez avaliações sobre a estimativa. Sua pré-campanha foi criticada por arcar com despesas de jatos particulares, maquiadora pessoal e aluguel de casas de luxo em bairro nobre de Brasília para abrigar sua equipe.

- O que nós colocamos é o que é. Não acho nem que é muito nem que é pouco. Acho que foi um orçamento que fizeram - disse a petista, lembrando que o valor depende da arrecadação.

Sérgio Guerra afirmou que a máquina pública está "interpenetrada" na campanha petista, e que há uso de recursos públicos para influenciar as eleições:

- O poder público, com as estatais, com as diretorias das estatais, enfim esse mundo de influências por dentro do Estado hoje está de uma ou de outra maneira interpenetrado no ambiente da campanha eleitoral. Encarece (a campanha adversária) porque a influência do poder público se dá de várias formas, como os patrocínios. O peso da máquina do Estado facilita imensamente o uso de recursos públicos para campanhas.

Guerra questionou a origem dos recursos:

- A gente está enfrentando isso aí, a manipulação do Orçamento. Está chegando dinheiro demais e a gente não sabe de onde vem.