Título: Candidatos começam corrida por mandato
Autor: Maltchik, Roberto ; Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 06/07/2010, O País, p. 11

Serra e Dilma escolhem agenda de rua no Sul do país. Marina deve caminhar em São Paulo

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Os candidatos a presidente da República vão hoje às ruas em vários estados para fazer o que já vinham fazendo de forma extra-oficial: pedir votos. Só que agora explicitamente, e de forma legal. Começa hoje a campanha para todos os que pretendem conquistar um mandato em 3 de outubro.

A cadidata petista Dilma Rousseff testa o fôlego e discurso em uma caminhada e um comício na tradicional Esquina Democrática, em Porto Alegre, cidade onde morou. Dali, com o candidato ao governo do Rio Grande do Sul pelo PT, Tarso Genro, visita o Mercado Central.

Amanhã, ao lado da candidata ao Senado Marta Suplicy e do candidato petista ao governo de São Paulo, Aloizio Mercadante, Dilma caminha no centro da capital paulista e participa de almoço com lideranças empresariais, sindicais e políticas, em Heliópolis. O local já foi uma das favelas mais violentas do mundo e, atualmente, passa por transformação e deverá virar o bairro de Vila Heliópolis. Na quinta-feira, a petista visita Bauru (SP).

José Serra também escolheu uma agenda popular no Sul para iniciar a campanha. O tucano irá a Curitiba, onde fará caminhada no calçadão da Rua XV de Novembro, no centro da capital, por volta do meio-dia. Depois, às 14h, participa de evento em que assinará uma carta se comprometendo a dar continuidade e ampliar os programas sociais da atual gestão, principalmente o Bolsa Família.

Acompanhado de militantes e lideranças políticas, entre elas o candidato a governador do PSDB no Paraná, Beto Richa, Serra percorrerá, por uma hora, a região mais tradicional da cidade. A concentração será na Boca Maldita, nome de um famoso café.

A decisão de fazer da assinatura da "Carta Social" o primeiro ato oficial da campanha não é por acaso. Conforme antecipou o GLOBO na semana passada, a equipe tucana vê nisso a oportunidade para reduzir rumores de que, se eleito, Serra acabará com programas sociais do governo Lula.

A candidata do PV, Marina Silva, dará a largada de sua campanha, hoje, em São Paulo. Mas até as 21h de ontem, sua equipe ainda estava reunida para definir a agenda. O mais provável é que ela caminhe pelo centro da cidade.