Título: O rugido da terceira idade
Autor: Bruno, Cássio ; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 06/07/2010, O País, p. 12
Receita conta com aposentados para ampliar fiscalização dos gastos oficiais
Em vez de biriba na pracinha, olho vivo nas contas públicas. É com os aposentados que a Receita Federal e a Controladoria Geral da União (CGU) esperam contar na formação de uma rede nacional para a fiscalização dos gastos oficiais. As portas estão abertas para quem quiser participar de um dos observatórios sociais que começam a surgir em alguns pontos do país, com cidadãos treinados por especialistas de nove órgãos públicos. As equipes acompanharão, como voluntárias, a execução de orçamentos municipais, processos de licitação, transferência de recursos federais para estados e municípios e outras situações potencialmente atraentes para os corruptos.
A iniciativa partiu do Grupo de Trabalho de Controle Social, formado há um ano por Receita Federal, CGU, Ministério Público Federal, TCU, TCE, TCM (RJ), UniRio, Procuradoria da Fazenda Nacional e secretarias estaduais de Fazenda e Educação. Representantes do grupo estão percorrendo os municípios em busca de organizações e moradores dispostos a entrar na rede de observadores.
Quem adere ao trabalho recebe treinamento. Um dos objetivos é ensinar a navegar no Portal da Transparência, do governo federal, e aprender coisas como consultar os repasses para o Bolsa Família de cada cidade (incluindo a relação nominal dos beneficiados) e todas as transferências da União para os municípios, incluindo a destinação destes recursos. (Chico Otavio)