Título: Finanças preocupam Gabeira e Cabral
Autor: Bruno, Cássio ; Otavio, Chico
Fonte: O Globo, 06/07/2010, O País, p. 12
Programas de governo entregues ao TRE apontam prioridade para o tema
A preocupação com as finanças do estado é um ponto de convergência entre os programas dos principais candidatos ao governo do Rio, Fernando Gabeira (PV) e Sérgio Cabral (PMDB). Apesar de usar as 108 páginas mais para citar as realizações do governo, o programa de Cabral traz promessas para 11 áreas, iniciando o documento com o tema "Planejamento, Gestão e Finanças". Gabeira também relaciona propostas para 11 setores, e faz críticas a políticas do atual governo. A questão da exploração do petróleo abre o programa do candidato do PV, que promete preparar o Rio para enfrentar o fim das receitas com os royalties.
Cabral promete ampliar o número de compras por pregão eletrônico e ampliar o volume de arrecadação do estado. Embora não cite a polêmica em torno das possíveis mudanças na redistribuição dos royalties, Gabeira afirma, nas 16 páginas do seu programa, que a prioridade será garantir uma exploração ambientalmente segura. O candidato do PV diz que pretende investir os recursos provenientes do petróleo em educação, ciência e tecnologia, de forma a preparar o estado para o fim da exploração.
O candidato do PV também faz criticas à área da educação no estado. Segundo ele, a nomeação de diretores e coordenadores regionais da Secretaria de Educação "quase sempre obedece a critérios políticos partidários". Para Gabeira, os alunos da rede estadual "viraram moeda de troca" entre o Executivo e seus aliados.
Sérgio Cabral, que não cita a questão dos royalties em seu programa, apresenta os resultados da sua gestão na saúde, segurança, educação e transporte. Segundo Cabral, a promessa de reorganizar as contas do estado foi cumprida. "O estado está hoje com as contas equilibradas e esse trabalho de gestão possibilitou que pudéssemos realizar uma grande economia nas atividades meio do estado e aumentar os investimentos", diz o peemedebista.
Com relação aos resultados obtidos com as Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), o peemedebista faz um cálculo otimista, que eleva para 1,2 milhão o número de moradores beneficiados com as UPPs. Isso porque o programa considera como beneficiados pessoas que moram até 2 km do local onde foram instaladas as UPPs. Para o período de 2011-2014, o candidato do PMDB promete ampliar para 2,1 milhões o número de beneficiados. Já o candidato do PV cita as UPPs como uma medida positiva, mas diz que a iniciativa não pode ficar concentrada em áreas de maior visibilidade eleitoral.
Na saúde, Cabral promete ampliar os serviços de atendimento primário e secundário, e adquirir mais 120 ambulâncias do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
Gabeira não cita as UPAs, mas afirma que hoje não existe um planejamento global de saúde. Segundo ele, sua prioridade será investir no atendimento integral, atuando com mais ênfase nas áreas do diagnóstico e do tratamento de enfermidades de média e alta complexidade.
Cabral e Gabeira declararam ontem ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE) que pretendem gastar R$25 milhões cada um na campanha, que começa oficialmente hoje. Ao apresentar o pedido de registro das suas candidaturas, eles entregaram ao TRE seus programas de governo.