Título: O TSE de novo
Autor:
Fonte: O Globo, 09/07/2010, Panorama político, p. 2
Os deputados estão irritados com os senadores por eles não terem analisado o projeto que mantinha o deputado federal como o primeiro cargo a ser votado na urna eletrônica. Resolução do TSE colocou os deputados estaduais no topo da lista a partir deste ano. A Câmara reagiu, mas o lobby do TSE foi mais eficiente, e o Senado não votou a proposta aprovada na Câmara. O tribunal alegou que não haveria tempo hábil para mudar o sistema.
Demonstração de força política
O presidente da Câmara e vice de Dilma Rousseff, Michel Temer (PMDB-SP), está convidando os deputados federais que apoiam o governo Lula para um jantar com a candidata petista, na terça-feira, em Brasília. A ideia era reunir uns 300 deputados, mas, com o início do recesso, a expectativa de quórum foi reduzida para cem. A festa será na casa do tesoureiro do partido, deputado Eunício Oliveira (CE). No mesmo dia, também será inaugurado o comitê central da campanha petista, a partir do qual, diz o secretário de Comunicação do PT, deputado André Vargas (PR), serão "incorporados os partidos aliados no comando da campanha".
Um senador eleito vale por três governadores" - presidente Lula, falando, para petistas, sobre a importância de um governo ter a maioria no Senado
O CARA. O ex-governador do Rio Moreira Franco (na foto, à esquerda) será o representante do PMDB na coordenação da campanha de Dilma Rousseff. Sua indicação será formalizada após a inauguração do comitê central da petista, na terça-feira. Para assumir a tarefa, pedirá demissão da vice-presidência de Loterias da CEF. Moreira foi um dos coordenadores da elaboração da proposta de programa de governo do PMDB.
Tal mãe, tal filho
O lançamento da candidatura para deputado federal do filho da senadora Kátia Abreu (DEM-TO), Irajá Silvestre Filho, pegou de surpresa os integrantes da coligação e gerou insatisfação nos demais candidatos ao mesmo cargo.
Sacada
O ex-secretário-executivo do Ministério dos Esportes, Wadson Ribeiro, criou na internet o movimento "Abre a Copa, Mineirão". Mais de 30 mil internautas tinham aderido até ontem. Wadson (PCdoB) é candidato a deputado federal.
Brincando de senador
Os senadores Raimundo Colombo (DEM-RN), Ideli Salvatti (PT-SC), José Agripino (DEM-RN) e Garibaldi Alves (PMDB-RN) usaram um subterfúgio para permitir a posse de seus suplentes. Eles têm direito à licença por 120 dias, e seus suplentes só assumem se o afastamento superar esse período. Os quatro, então, acrescentaram uma licença médica. Enquanto eles fazem campanha, ficarão vagando pelo Senado: Belini Meurer, Casildo Maldaner, João Faustino e José de Araújo Junior.
A panela de pressão da saúde
O Conselho Nacional da Saúde está pressionando o ministro José Gomes Temporão para ter acesso às auditorias que identificam supostas irregularidades na aplicação dos recursos do SUS nos estados. Os dados estão engavetados no ministério, segundo integrantes do conselho, por causa de seu teor explosivo em ano eleitoral. As irregularidades teriam ocorrido tanto em estados administrados por aliados do governo quanto naqueles em que a oposição está no poder.
BLINDAGEM. Aprovada emenda à LDO que livra os recursos do Fundo Nacional de Cultura de contingenciamento em 2011. Para este ano, o orçamento do fundo é de R$900 milhões.
O PMDB divulga em seu site uma lista de candidatos próprios e aliados ao Senado apoiados pelo partido. Estão em branco: Brasília, Minas, Piauí e Sergipe.
ONTEM, na África do Sul, o presidente Lula e o governador Jaques Wagner (BA) iniciaram gestões, junto à Fifa, para levar a abertura da Copa de 2014 para Salvador.
ILIMAR FRANCO com Fernanda Krakovics, sucursais e correspondentes