Título: 'Recebi ordem de Lula', diz Osmar Dias
Autor: Lima, Maria; Remígio, Marcelo
Fonte: O Globo, 16/07/2010, O País, p. 12

Candidato do PDT afirma que presidente o orientou a manter candidatura

Com mais de três horas de atraso, a candidata à Presidência pelo PT, Dilma Rousseff, subiu, anteontem à noite, em Curitiba, no palanque assegurado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva no Paraná, com a missão de reverter a desvantagem no Sul do país. Em seu discurso, dirigido a prefeitos paranaenses, Dilma disse acreditar que a aliança do PT com PDT e PMDB pode ajudar a diminuir a diferença em relação ao candidato do PSDB à Presidência, José Serra, que no Paraná tem 50% das intenções de voto contra 39% da petista, segundo o Datafolha.

O esforço de construção de um palanque forte no estado foi reforçado pelo candidato do PDT ao governo do Paraná, Osmar Dias. A aliança em torno de Dias tem apoio na chapa do PT e do PMDB.

Dias, irmão do senador tucano Álvaro Dias, também revelou que sua candidatura a governador foi decidida com o empurrão de Lula. Álvaro Dias, cotado para ser vice do candidato tucano à Presidência, José Serra, perdeu lugar na chapa por causa da decisão de Osmar Dias de se manter candidato.

- Uma das maiores obras que Lula fez no país, que foi o Luz para Todos, já seria suficiente para eu ter obedecido à ordem que ele me deu, porque eu recebi uma ordem dele - admitiu o senador pedetista, que vai enfrentar nas urnas a candidatura de Beto Richa, candidato do PSDB.

- Uma campanha que nasce sob a insígnia dessa construção de unidade é um projeto que conquistou todos os requisitos para ser vitorioso - disse Dilma a centenas de prefeitos.

Prefeitos do DEM e do PSDB aderem a Dilma

O discurso de Dilma, direcionado aos problemas enfrentados pelas prefeituras, especialmente com a defasagem do repasse do Fundo de Participação de Municípios (FPM), também voltou-se a dar recados a prefeitos de oposição que lá estavam.

Pelo menos três prefeitos do DEM e dois do PSDB se voltaram contra a decisão partidária e demonstraram apoio a Dilma no evento da noite de anteontem. O apoio à petista se explica pela adesão à candidatura de Osmar Dias, que tem força no interior do Paraná e, como consequência, deve atrair alguns tucanos e democratas para a campanha. Pelo DEM, estavam os prefeitos de Itambaracá, Amarildo Tostes; de São José das Palmeiras, Nelton Brum; de Florestópolis, Onicio de Souza; e o vice-prefeito de Santa Amélia, Aníbal Eumann. Pelo PSDB, demonstraram apoio os prefeitos de Candói, Elias Farah Neto; de Cantagalo, Pedro Borelli; e de Chopinzinho, Vanderlei Crestani.