Título: TSE nega pedido de registro de Américo Souza
Autor: Lima, maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/07/2010, O País, p. 9

Ele tentou ser candidato a presidente pelo PSL, que decidiu apoiar Dilma

A eleição terá um candidato a menos a presidente da República. O candidato do PSL, Américo Souza, teve seu pedido de registro eleitoral negado pelo presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Ricardo Lewandowski, porque não incluiu entre os documentos exigidos a ata de convenção que teria ratificado a escolha de seu nome para concorrer às eleições.

Américo quis ser candidato contra a decisão de seu partido. O PSL decidiu apoiar nacionalmente a candidata do PT, Dilma Rousseff. E um documento neste sentido estava anexado no pedido de registro da candidatura presidencial de Américo Souza: anexada, a ata da reunião dos membros da Executiva Nacional do partido, realizada em 2 de julho deste ano, tinha o seguinte texto: "Os presentes decidiram por unanimidade que a agremiação não terá representante ao cargo eletivo majoritário de presidente da República e que não realizará o registro da candidatura de João Américo de Souza (...)".

Ao negar o pedido, Lewandowski argumentou que é requisito legal básico o partido escolher, em convenção partidária, seus candidatos: "O pedido do registro individual foi feito ao arrepio do próprio partido ao qual o requerente é filiado".