Título: Cartilha estimula voto em mulheres
Autor: Lima, maria; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 16/07/2010, O País, p. 9
Em anexo, discurso de Dilma
A Secretaria Especial das Mulheres distribuiu milhares de cartilhas estimulando voto em candidatas do sexo feminino nas eleições deste ano. Em anexo, foi entregue um livreto com um discurso de Dilma Rousseff, feito num seminário ano passado, como mostrou reportagem do "Estado de S.Paulo" ontem. A cartilha "Mais mulheres no poder - Plataforma 2010" foi elaborada em 2008, mas só agora, a cinco meses das eleição, ficou pronta. Os parlamentares receberam duas caixas com 450 unidades da cartilha cada.
Uma iniciativa do Fórum Nacional de Instâncias de Mulheres de Partidos Políticos e da própria secretaria, o livreto tem um capítulo que explica as atribuições de um presidente da República:
"A presidente ou presidente da República tem a competência de:...". O site oficial da campanha de Dilma fez propaganda da cartilha, no início de junho, quando a petista não era oficialmente candidata. "A pré-candidata do PT, Dilma Rousseff, repete a anedota de que as mulheres são 52% do eleitorado brasileiro, os outros 48% são nossos filhos. Mesmo em franca maioria, na hora de eleger, poucas fazem parte das legendas", diz o texto.
O DEM, que aparece como signatário da cartilha, nega participação. A procuradora especial das mulheres na Câmara, Solange Amaral (DEM-RJ), classificou escandalosa a divulgação da cartilha na véspera da eleição. Ela pediu esclarecimentos à ministra da Secretaria especial de Políticas para Mulheres, Nilcéa Freire, sobre a publicação e quer saber qual a participação do governo na cartilha.
A Secretaria Especial de Políticas para Mulheres informou que a cartilha foi distribuída em maio e junho, no prazo legal. As publicações foram encaminhadas aos 513 deputados e 83 senadores, coordenadorias municipais e estaduais de Políticas para as Mulheres, ONGs e fóruns.