Título: Defesa de Mercosul e Comunidade Europeia
Autor: Suwwan, Leila
Fonte: O Globo, 16/07/2010, O País, p. 4

O candidato do PSDB à Presidência, José Serra, criticou ontem a política externa do governo Lula, após se encontrar com o presidente da Comissão Europeia, o português José Manuel Durão Barroso. Para o tucano, o país recorreu a estratégias equivocadas e agora precisa de uma política comercial mais agressiva:

- No mundo, de 2003 para cá, aconteceram cem tratados de livre comércio. O Brasil firmou apenas um, com Israel, que é um país pequeno, do ponto de vista de comércio exterior. Gastamos muito tempo na aproximação com economias que não têm significado econômico para o comércio brasileiro, e fizemos acordos muito pequenos com economias grandes, como é o caso da Índia. Temos que mudar esse comportamento.

Serra atendeu a um convite de Durão Barroso, que já havia se encontrado em junho com a petista Dilma Rousseff em Bruxelas. Os dois conversaram reservadamente num hotel da Zona Sul do Rio e, segundo eles, trataram de temas como o quadro político internacional e as possibilidades de cooperação entre Brasil e Europa. Após o encontro, os dois defenderam a retomadas das negociações para aproximar o Mercosul e a Comunidade Europeia.