Título: Atraso e custo elevado
Autor: Brisolla, Fabio
Fonte: O Globo, 16/07/2010, O País, p. 3

O projeto do Trem de Alta Velocidade (TAV) está quase dois anos atrasado em relação ao cronograma original. Na última terça-feira, o governo lançou o edital de licitação e marcou o leilão para o dia 16 de dezembro, a duas semanas do fim do mandato do presidente Lula.

Pelas regras do edital, a maior obra do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) só terá início no fim do ano que vem. O vencedor do leilão tem até dezembro de 2017 para concluir o empreendimento. O trem-bala, portanto, não deve ser entregue antes da Copa de 2014 ou das Olimpíadas de 2016. O presidente Lula, no entanto, disse acreditar que parte do projeto possa ficar pronto para os Jogos.

O TAV, ou trem-bala, que ligará o Rio a São Paulo e Campinas, tem custo em torno de R$33 bilhões, valor 65% superior aos R$20 bilhões estimados em janeiro de 2008. Grupos estrangeiros de vários países - como Canadá, França, Alemanha, Coreia do Sul, Japão, Itália e China - já teriam demonstrado interesse em participar da disputa. Ganha o leilão o consórcio ou a empresa que oferecer a menor tarifa para a classe econômica.

O BNDES financiará até 60% do valor do empreendimento.