Título: Petrobras vai disputar pré-sal de Angola
Autor: Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 20/07/2010, Economia, p. 22

Empresa participará de licitação. Maiores rivais são chineses e indianos

A Petrobras está de olho no pré-sal "além-mar", em Angola. Segundo uma fonte, a companhia está se preparando para participar da licitação de blocos no pré-sal angolano, que está sendo realizada pelo governo local. O prazo para a entrega das propostas termina no próximo dia 31.

De acordo com fontes, apesar de ter reduzido seus investimentos no mercado internacional, a Petrobras tem interesse estratégico em descobrir petróleo no pré-sal de Angola. Com menos recursos para investir no exterior, a ideia da Petrobras é participar da licitação associada a outras empresas. A Petrobras participaria como operadora, com 20% do projeto, e os demais parceiros ficariam com 80%.

A Petrobras sabe que vai enfrentar dois fortes competidores no leilão do pré-sal em Angola: a China e a Índia. O país africano tem estabelecido relações mais próximas nos últimos anos com esses gigantes asiáticos, usando, inclusive, as linhas de crédito do China Eximbank. No entanto, o governo angolano tem sinalizado que deseja diversificar os investidores, buscando interessados de outros países, em especial do Brasil.

Governo angolano já teria feito convite informal

O governo de Angola já teria feito um convite informal à Petrobras para participar da exploração de petróleo em seu pré-sal. Essa aproximação também poderá viabilizar uma possível aquisição da Petrobras da participação da italiana ENI na portuguesa Galp, da qual a estatal de Angola Sonangol também é acionista.

A Petrobras já explora alguns blocos no pré-sal angolano, mas ainda não fez descobertas. Segundo fontes, dados geológicos indicam que o pré-sal de Angola tem características semelhantes ao da Bacia de Santos. No entanto, a camada de sal é bem menor do que os dois mil metros em Santos, e a perspectiva é de as reservas de óleo também serem menores. Um fator que tem atraído maior interesse das petrolíferas é a qualidade do óleo, que é muito leve.

A Petrobras atua em Angola desde 1979 e é considerada uma das maiores empresas operadoras de petróleo no país africano.