Título: Ações contra Previdência estimulam sindicalização
Autor: Doca, Geralda
Fonte: O Globo, 21/07/2010, O País, p. 3

Entidades prometem incluir aposentados que se filiem na lista de beneficiados em causas vitoriosas

BRASÍLIA. O grande chamariz para atrair os aposentados são as ações judiciais que os sindicatos patrocinam contra o INSS, pedindo a correção do valor do benefício - uma estratégia praticada tanto por sindicatos nacionais quanto por associações locais. Para divulgar essas ações, dirigentes sindicais usam os jornais (próprios ou não), com a promessa de incluir os segurados na lista dos beneficiários em caso de ganho de causa. Como contrapartida, exigem que os interessados se tornem filiados e autorizem o desconto da mensalidade sindical, diretamente da aposentadoria.

O Sindicato de Aposentados da Força Sindical, por exemplo, tem um jornal mensal, que é divulgado nos postos do INSS, em bancos e nas sedes e subsedes da entidade nos estados. A entidade é uma das poucas que têm filiados diretos; a maioria faz parte de um sistema de federação, confederação, sindicatos e associações locais, que captam o filiados.

Promessa de aposentadoria rural em troca de filiação e desconto

No caso da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Agricultura (Contag) - entidade que mais fatura com os descontos em folha e tem a maior mensalidade (2%) -, seus sindicatos filiados prometem aposentadoria rural em troca da filiação e desconto direto no valor do benefício.

- O desconto em folha é mais cômodo para o aposentado - afirmou o presidente da Contag, Alberto Broch.

Mas o desconto também é mais cômodo para as entidades, que admitem dificuldades em receber as mensalidades pelo sistema bancário:

- Receber o boleto nem sempre é fácil. Muitas vezes os aposentados esquecem de pagar, e fica por isso mesmo - diz o presidente do Sindicato da Força, João Inocentini.

Além de serviços jurídicos gratuitos, as entidades oferecem, de maneira geral, facilidades aos aposentados como descontos em farmácias, consultas, exames médicos e até excursões, via convênios locais.

Mensalidade dá direito a descontos e serviço jurídico

Filiado à Associação dos Aposentados e Pensionistas de Campo Grande, ligada à Confederação Brasileira de Aposentados (Cobap), Alcides dos Santos Ribeiro desconta R$16 todo mês a favor da entidade. Diz que compensa porque tem direito a descontos nas despesas com saúde, na cidade onde mora.

Mas, para ele, o que mais motiva são os serviços jurídicos prestados pela entidade:

- O forte é a defesa dos direitos na Justiça. Vou entrar agora numa ação pela proporcionalidade da aposentadoria (quem se aposentou com menos de 35 anos de contribuição) - diz. (Geralda Doca)