Título: Alerta para o risco da complacência
Autor: Godoy, Fernanda
Fonte: O Globo, 23/07/2010, O País, p. 3

William Rhodes, do Citigroup, elogia BC, mas mostra preocupação com gastos públicos

RHODES: ¿Não estamos nos anos 80, quando Deus era um brasileiro que tinha saído de férias¿

NOVA YORK. Velho conhecido do Brasil, William Rhodes, que acompanhou todo o processo de renegociação da dívida externa brasileira nos anos 80 e 90 e atualmente é conselheiro sênior do Citigroup, fez, no discurso que antecedeu o da candidata Marina Silva, o elogio da capacidade do Brasil de enfrentar crises. Para o ex-chefe do comitê assessor dos bancos para a renegociação da dívida brasileira, o país é um ¿expert em crises¿.

Relembrando a trajetória da economia brasileira, Rhodes disse que a reforma do sistema bancário e financeiro feita pelo país nos anos 90 deveria ter sido copiada por países desenvolvidos.

Ele elogiou o comportamento do Banco Central e as políticas macroeconômicas adotadas em resposta à crise financeira internacional de 2008, e disse que o Brasil é hoje , junto com a China, o país emergente preferido dos investidores. Mas alertou para o ¿risco da complacência¿, assim como fez quando a candidata petista, Dilma Rousseff, falou aos investidores em Nova York em maio.

¿ Não estamos nos anos 80, quando Deus era um brasileiro que tinha saído de férias, nem o Brasil é mais só o país do futuro. Mas o Brasil tem que ser mais cuidadoso com o déficit, com os gastos, ou o passado pode voltar a assombrá-lo.

Muitos dos pontos abordados por Rhodes ¿ necessidade de redução dos gastos correntes, de uma reforma tributária e de mais investimentos em educação ¿ foram depois mencionados também pela candidata do PV. Ele disse ainda que o país precisa se apressar em realizar os investimentos em infraestrutura necessários para a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016.

¿ O tempo está passando. Não é possível contar apenas com o governo, é preciso de parcerias com a iniciativa privada. O mundo acredita que o Brasil tem a capacidade de sediar esses eventos em grande estilo.