Título: CDES: desafio é investir no ensino
Autor: Alencastro, Catarina
Fonte: O Globo, 23/07/2010, O País, p. 4

A educação é um dos principais problemas a serem enfrentados pelo Brasil nos próximos anos. A conclusão é do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (CDES), que ontem à tarde, na sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro, expôs suas conclusões sobre o ciclo de desenvolvimento em curso no país. Secretário-executivo do conselho, o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, apresentou uma agenda com os principais desafios a serem enfrentados pelo país nos próximos anos.

¿ Se, em 2005, o grande consenso era a redução da desigualdade no país; em 2010, o consenso é investimento em educação. Este é o reconhecimento dos conselheiros de que a mobilização dos entes públicos para promover a melhoria da qualidade da educação é fundamental. Para nós, a educação é uma das sínteses do que é esse novo modelo de desenvolvimento.

Além da educação, a agenda lista desafios agrupados em outros oito eixos de discussão. Entre eles estão o fortalecimento da democracia, o potencial da agricultura, o papel da infraestrutura e a sustentabilidade ambiental. De acordo com o ministro, a agenda ¿ que há um mês foi entregue ao presidente Lula ¿ foi elaborada ao longo dos último sete anos pelos membros do CDES, que reúne trabalhadores, empresários, acadêmicos e representantes de organizações sociais. O documento ainda vai ser consolidado a partir de sugestões recolhidas em reuniões em várias cidades do país e entregue ao próximo presidente.

Padilha salientou ainda a importância do investimento na inovação tecnológica, sobretudo no Rio de Janeiro, que teria o potencial de se tornar líder no processo de desenvolvimento de novas tecnologias para a exploração e produção do petróleo da camada do pré-sal.