Título: Sindicato tem direção multipartidária
Autor: Éboli, Evandro
Fonte: O Globo, 23/07/2010, O País, p. 9

Presidente do Sindireceita até abril disputará eleição pelo PR. Atual dirigente é da direção do PTB de GO

EDUARDO JORGE, vítima do vazamento de seus dados na Receita: sindicato nega interesse em prejudicá-lo

BRASÍLIA. O comando do Sindicato Nacional dos Analistas Tributários da Receita Federal (Sindireceita), ao qual a analista Antônia Aparecida Rodrigues dos Santos Neves Silva está filiada, é composto por dirigentes de vários partidos. Ela é investigada pela Receita Federal por suspeita de ter acessado e vazado dados fiscais do vice-presidente do PSDB, Eduardo Jorge Caldas. Presidente da entidade até abril, Paulo Antenor é vinculado ao PR e disputará uma vaga como primeiro suplente na chapa do senador Magno Malta (PR-ES). O atual presidente, Hélio Bernades, é da direção do PTB de Goiás e preside o diretório municipal de Pires do Rio.

Bernades informou que há dirigentes e servidores de diversos partidos no sindicato e na categoria. Para ele, as adesões pessoais a legendas não significam que o sindicato tenha coloração ideológica. Segundo Bernardes, não há vínculo da direção com um partido específico:

¿ Não somos sequer vinculados a qualquer central sindical, muitas delas ligadas a partidos. Temos gente aqui de diversas correntes. Não é proibido. Faço política partidária na minha base. Aqui, o requisito básico é ter sido aprovado em concurso público ¿ disse Bernades.

Antenor se desligou do sindicato para disputar a eleição no Espírito Santo. No Sindireceita, criou o programa de TV ¿Receita de Cidadania¿, com entrevistas feitas por ele com políticos e especialistas. Pela banca de seus entrevistados passou Magno Malta, que falou da CPI da Pedofilia. O PR apoia Dilma Rousseff (PT) para presidente do país.

O PTB, de Bernades, fechou com José Serra (PSDB) para presidente, garantiu o tempo de TV no horário eleitoral para o tucano, mas liberou a legenda nos estados. Em Goiás, o partido aprovou adesão a Dilma, mas Bernades faz mistério sobre quem apoia para a Presidência:

¿ Temos companheiros que apoiam a Dilma, outros, o Serra. Prefiro manter a reserva.

Bernades disse que Antônia não tem filiação partidária e criticou o fato de tentarem associá-la ao presidente Lula por trabalhar na Receita na região do ABC paulista, reduto do petista. Não haveria, segundo ele, interesse em prejudicar Eduardo Jorge.

¿ É uma vinculação indevida, injusta e incorreta. Ela é filiada ao sindicato de sua carreira ¿ diz Bernades.

Bernades diz que servidora poderá processar Receita

O presidente do Sindireceita afirmou que os amigos de Antônia e colegas de trabalho estão sendo ¿caçados¿ por um batalhão de jornalistas. Bernades diz que a servidora poderá processar a Receita, numa ação de reparação por danos morais, caso seja inocentada no final do processo.