Título: Oito dos nove candidatos a presidente são notificados
Autor: Jungblut, Cristiane; Braga, Isabel
Fonte: O Globo, 23/07/2010, O País, p. 16
TSE dá 72h a partidos para regularizar situação BRASÍLIA. O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, notificou os partidos e coligações responsáveis por oito das nove candidaturas a presidente da República para regularizar os pedidos de registro feitos ao tribunal. Foram detectadas falhas técnicas nos pedidos inclusive dos líderes nas pesquisas de intenção de voto, José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT). O alerta foi dado anteontem à noite. Os partidos têm prazo de 72 horas para enviar as informações completas, conforme determina uma resolução do tribunal.
No caso de Serra, falta uma certidão da Justiça Estadual de 1 ograu com o domicílio do candidato. O mesmo documento está pendente também em relação a seu vice, Indio da Costa (DEM). Na documentação de Dilma e seu vice, Michel Temer (PMDB), falta a menção, na ata da convenção, ao nome do responsável por pedir o registro da candidatura. A terceira colocada nas pesquisas, Marina Silva (PV), é a única que não foi notificada pelo TSE.
Também receberam o aviso do tribunal os partidos PCO, PRTB, PSTU, PSDC, PSOL e PCB. Os processos de pedidos de registro de candidatura serão julgados até 5 de agosto.
Ontem, o ministro Henrique Neves, do TSE, concedeu direito de resposta ao PT na página do PSDB na internet.
O PT poderá se defender no site tucano da declaração do candidato a vice na chapa de Serra, Indio da Costa, de que o partido teria ligações com as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A defesa do PT ficará no ar por dez dias. O ministro do TSE chamou a atenção para a reincidência do PSDB, lembrando episódio semelhante nas eleições de 2002.
No processo, o PSDB alegou que Indio da Costa nada mais fez do que repisar fatos notórios e históricos que fizeram parte da vida política do PT. Mas, para Neves, o tom ofensivo (da declaração) é evidente. E acrescentou: No caso, tenho que a afirmação de ser o Partido dos Trabalhadores ligado ao narcotráfico e ao que há de pior é, por si, suficiente para a caracterização da ofensa e o deferimento do direito de resposta. O ministro lembrou que, quando, na campanha de 2002, o PSDB acusou o PT em programa eleitoral de manter ligações com Fernandinho Beira-Mar, o TSE concedeu direito de resposta aos petistas.
Também ontem, o ministro Joelson Dias, do TSE, condenou Dilma, seu vice, Michel Temer (PMDB), e a coligação que os apoia a pagar, juntos, multa no valor de R$ 2 mil. Eles foram responsabilizados por propaganda eleitoral indevida porque foi instalado, em Brasília, um outdoor com a imagem de Dilma e do presidente Lula com os dizeres: Para o Brasil seguir mudando PT Dilma Presidente Vice Michel Temer.