Título: Novo fôlego na região
Autor: Martins, Victor
Fonte: Correio Braziliense, 25/06/2009, Economia, p. 21

Centro-Oeste começa a se distanciar da crise, com a maior procura por empréstimos

O setor de agronegócios é um dos que ainda não alcançaram um ritmo positivo na atividade econômica do país, segundo pesquisa da Serasa

Empresas e consumidores correm atrás de mais crédito e o Centro-Oeste está em segundo lugar no ranking de regiões que mais procuraram por financiamento. Entre abril e maio, a região registrou alta de 11,8% para pessoas jurídicas e só perdeu para o Nordeste, com alta de 16,8% sobre abril. Os dados são do Indicador Serasa Experian de Demanda por Crédito e é a terceira alta mensal consecutiva na comparação mês a mês. No levantamento referente a pessoas físicas, os consumidores do Centro-Oeste estão em ritmo mais lento, mas ainda assim, segundo a Serasa, o movimento é de alta.

Para a instituição avaliadora de crédito, o momento é de recuperação da atividade econômica, principalmente quando se analisam os dados a partir do segundo trimestre. A previsão é de que até o fim do ano a procura por dinheiro atinja os mesmos índices de antes da crise financeira. ¿Em termos de Pessoa Física já chegamos quase ao patamar pré-crise, mas ainda estamos cerca de 5% abaixo do que era¿, afirma o gerente de indicadores de mercado da Serasa Experian, Luiz Rabi.

Apesar do segundo lugar no ranking mensal para empresas, o Centro-Oeste não lidera no acumulado do ano. Com o Sul, as duas regiões são as que recuperam a demanda por crédito em ritmo mais lento. Ambas têm estados cuja economia gira em torno do agronegócio, setor que segundo a Serasa passa por dificuldade devido à crise financeira. ¿As regiões que mais se destacam são as que têm agronegócio menor. Mas, de forma mais geral, os últimos dois meses estão com cara de retomada. Em termos regionais, Norte, Nordeste e Sudeste estão na frente. O Sul e o Centro-Oeste, um pouco atrás¿, relata o gerente de indicadores.