Título: Aproximação às cegas perto do fim
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 25/07/2010, Economia, p. 31

A partir de 2011, três portos terão radares de rastreamento de navios

BRASÍLIA. O projeto Porto Sem Papel também vai tirar um atraso de pelo menos 50 anos no país. Ao custo de R$ 30 milhões a unidade, devem ser instalados a partir de 2011 os três primeiros radares de rastreamento do movimento de navios nos portos em Santos, Rio de Janeiro e Rio Grande (RS). A exemplo do que ocorre com aviões, esse sistema monitora onde estão os navios de grande e pequeno portes. Até hoje o Brasil nunca teve nada semelhante e, na prática, a aproximação das embarcações ainda é feita às cegas.

Essa situação é um descalabro, pois esse sistema existe nos principais portos do mundo há décadas lembra Milton Teixeira Tito, presidente do Sindicato das Agências de Navegação do Rio de Janeiro.

Além disso, o governo quer instalar o sistema eletrônico de acompanhamento de carga, que tornará o transporte de mercadorias mais seguro. Já usado por grandes empresas, o sistema permitirá o registro dos produtos movimentados. Poderá ajudar a reduzir o tempo do produto no porto.

Hoje, a Anvisa só atua depois da fiscalização do Ministério da Agricultura e a Receita, só quando as duas encerram o trabalho. Com o sistema, ficará mais fácil controlar o conteúdo de cada contêiner diz Luiz Fernando Resano, da Secretaria Especial de Portos (SEP), coordenador do projeto Porto Sem Papel.

Com menos de tempo de navios esperando, o comércio exterior ficará mais barato. José Paulo Alcântara, gerente do Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Rio de Janeiro, lembra que a diária de um navio no porto varia de US$ 50 mil a US$ 100 mil.

Também pode tirar o país de uma constrangedora posição, de acordo com o Banco Mundial. No levantamento Doing Business 2010, o Brasil ocupa a 100acolocação entre 183 países no quesito comércio entre fronteiras, atrás de Índia e China. (Gustavo Paul)