Título: Ibama dá licença a duto para etanol
Autor: Paul, Gustavo
Fonte: O Globo, 08/07/2010, Economia, p. 22
A Petrobras recebeu ontem sinal verde do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama), que concedeu a Licença Prévia para construir um alcoolduto com 542 quilômetros de extensão, para transporte de etanol das principais regiões produtoras, no Centro-Oeste, aos centros consumidores e de exportação, no Sudeste.
O projeto, chamado Sistema de Escoamento Dutoviário de Etanol, tem um custo estimado em US$1 bilhão e capacidade para transportar 12,9 milhões de metros cúbicos de etanol por ano. A Petrobras terá como parceiras na construção a Camargo Corrêa e a japonesa Mitsui. Cada um dos sócios participará com um terço dos investimentos.
A Petrobras espera receber em breve a Licença de Instalação para o início das obras, cuja conclusão é prevista o segundo semestre de 2011. O sistema começará em Uberaba (MG) e seguirá por 33 municípios de São Paulo até o Vale do Paraíba Paulista, onde se conectará a dutos já existentes, na direção de Grande São Paulo, Rio de Janeiro e litoral paulista.