Título: Pesquisas conflitantes acirram campanha
Autor: Roxo, Sérgio; Vasconcelos, Adriana
Fonte: O Globo, 25/07/2010, O País, p. 12

PSDB acusa Vox Populi de favorecer PT; diretores de institutos não se entendem sobre resultados divergentes

GUERRA: presidente do PSDB lança suspeita de favorecimento a Dilma

DUTRA: petista ironiza oposição e diz que ¿ataques não surtiram efeito¿

Sérgio Roxo, Adriana Vasconcelos e Luiza Damé

BRASÍLIA e SÃO PAULO. Os resultados divergentes das recentes pesquisas do Datafolha e do Vox Populi sobre as eleições presidenciais acirraram ânimos entre políticos e diretores dos dois institutos. Em pesquisa divulgada anteontem, o Vox Populi mostra Dilma Rousseff (PT) com 41% das intenções de voto, oito à frente de José Serra (PSDB). Já no levantamento do Datafolha, divulgado ontem, há empate técnico: o tucano tem 37% e a petista, 36%.

O comando da campanha tucana levantou suspeitas de que o Vox Populi tenha manipulado dados para favorecer Dilma, o que gerou uma guerra entre os presidentes do PSDB, Sérgio Guerra, e do PT, José Eduardo Dutra, no Twitter.

Marcos Coimbra, diretor do Vox Populi, disse que a diferença pode ser resultado da metodologia adotada:

¿ O Datafolha entrevista as pessoas na rua, não nos domicílios, e pega o número dos telefones. Por isso, só fala com pessoas quem têm telefone. Isso pode provocar uma diferença.

Diretor-geral do Datafolha, Mauro Paulino reagiu:

¿ Isso é mentira. Não é verdade que o Datafolha entrevista só quem tem telefone. Pegamos o telefone para as checagens, mas esse é só um dos meios de checagem utilizado. Me surpreende um profissional qualificado como Marcos Coimbra falar uma coisa dessa. É preciso analisar o histórico do instituto.

No Twitter Guerra acusou o PT de usar ¿expedientes deploráveis¿ em disputas democráticas para depois ¿posar de vítima¿. Exemplo disso, segundo ele, seria ¿o uso do Vox Populi para manipular a opinião pública com pesquisas eleitorais, inventando uma liderança que não existe¿.

Dutra reagiu com ironia: ¿Conclusão óbvia das pesquisas: nada mudou. Ataques da oposição não surtiram efeito e Dilma continua c/ viés de alta. 17/8 tem TV. Aguardem¿, respondeu, para depois provocar Guerra: ¿ Tá nervoso? Faltam só 71 dias¿. Guerra também provocou o petista: ¿Dutra como vocês botam a Vox Populi numa trapalhada dessa? Nove pontos de diferença cara?¿. Na verdade, são oito pontos.

Coimbra falou ao GLOBO antes das acusações dos tucanos. Procurado novamente, não atendeu as ligações.

Para o cientista político Rubens Figueiredo, a divergência mostra que há algo errado:

¿ Um das pesquisas está certa e a outra, errada. O Datafolha mostra uma tendência e o Vox Populi outra. Não tem nenhum grande fato, do ponto de vista da comunicação de massa, que explique a subida de um ou de outro candidato.

O professor emérito de ciência política da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Fábio Wanderley Reis, também avalia que a diferença indica erro de uma dos institutos:

¿ Certo não dá para os dois estarem. A diferença é muito grande.