Título: TRE-RJ cassa prefeito de Mangaratiba
Autor: Bruno, Cássio
Fonte: O Globo, 28/07/2010, O País, p. 13

O TRE-RJ cassou e tornou inelegíveis por três anos o prefeito reeleito de Mangaratiba, Aarão de Moura Brito Neto (PMDB), e o vice, Marcelo Tenório da Cruz. Foi o 10oprefeito, no Estado do Rio, cassado por abuso de poder político, econômico ou uso indevido de meios de comunicação na campanha eleitoral de 2008. Desde 2000, foram cassados no Rio 22 prefeitos, a maioria por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.

No caso de Aarão, no último dia permitido por lei, o prefeito enviou à Câmara de Vereadores projeto de aumento de salários de 1.450 servidores em até 80%. Após reeleito, Aarão revogou a lei. Uma semana depois, o prefeito enviou à Câmara projeto em que aumentava o próprio salário, do vice-prefeito e de secretários. O município terá de realizar novas eleições, caso a sentença seja confirmada pelo TSE.

Desde a posse, em janeiro de 2009, foram cassados ainda, entre outros, a prefeita de Campos, Rosinha Garotinho; o prefeito de Rio das Ostras, Carlos Augusto Balthazar; e a prefeita de Magé, Núbia Cozzolino (que renunciou para não ser cassada). Houve eleições suplementares em Carapebus. Também foram marcadas eleições para Valença e Campos.

Em quase todos os casos, há recursos no TSE.