Título: A mesma promessa, um ano depois
Autor: Motta, Cláudio; Magalhães, Luiz Ernesto
Fonte: O Globo, 28/07/2010, Rio, p. 16
Comitê da prefeitura já anunciava melhorias em comunidades em 2009
O ANÚNCIO da vistoria em favelas no site da prefeitura
Não é a primeira vez que a prefeitura vistoria comunidades e promete melhorias na conservação. Há quase um ano, a Secretaria municipal de Habitação divulgava uma iniciativa semelhante. O texto, de 19 de agosto de 2009, foi divulgado na internet. Ele informava que Comitê Gestor de Manutenção, Conservação e Operação dos Investimentos Realizados nos Assentamentos Informais de Baixa Renda visitaria diversas favelas ate 1º de setembro.
O comitê era coordenado pela Secretaria municipal de Habitação (SMH) com a participação das secretarias de Obras, que, na época, respondia pela conservação, Meio Ambiente (Fundação Parques e Jardins), e de Urbanismo. A Comlurb também fazia parte do grupo. De acordo com o site da SMH, ¿logo após as vistorias e diagnosticadas as necessidades de cada comunidade, os órgãos envolvidos vão executar ações conjuntas e localizadas de conservação, manutenção e operação dos sistemas existentes¿. A assessoria do prefeito Eduardo Paes argumentou ontem que o trabalho do comitê gerou resultados. Ele teria servido de base para os diagnósticos que deram origem ao programa Morar Carioca.
O secretário municipal de Conservação, Carlos Roberto Osório, reconhece que a cidade formal vem enfrentando problemas de conservação e, agora, a área de atuação de sua pasta vai aumentar.
¿ A cidade tinha um ritmo de degradação maior do que o de conservação e apresentava um passivo muito grande. Já conseguimos equilibrar isso, mas o Morar Carioca vai nos dar novas atribuições. No entanto, isso se dará com o tempo. Teremos o cronograma de entregas das novas comunidades urbanizadas, o crescimento da nossa estrutura será planejado. Em relação às 54 já urbanizadas, vamos fazer o piloto no Borel e no Dona Marta. Isso nos dará parâmetros para o trabalho nas comunidades. Cada gerência de conservação terá novas rotinas. Será uma mudança de cultura de atuação ¿ planeja Osório.