Título: O caçador de imigrantes
Autor: Eichenberg, Fernando
Fonte: O Globo, 29/07/2010, O Mundo, p. 32

Xerife do Arizona é responsável pela deportação de 26 mil ilegais desde 2006

PHOENIX, Arizona. Xerife do maior condado do Arizona e famoso pela dureza com a qual combate o crime e a imigração ilegal na região, Joe Arpaio já avisou:

¿ Não tolerarei desobediência civil alguma ¿ disse, em relação aos manifestantes. ¿ Se existe uma nova lei, faremos com que seja cumprida.

Um dia antes de a nova lei entrar em vigor, o xerife prometeu prender manifestantes, caso tentem bloquear o acesso à delegacia, e revelou planos de enviar 200 agentes e voluntários para vigiar infrações de trânsito e localização de fugitivos, numa batida contra a delinquência e a imigração ilegal.

A nova lei será um instrumento a mais para Arpaio e seus agentes. Não que eles parecessem precisar. Os policiais de Maricopa ajudaram a deportar mais de 26 mil imigrantes desde 2007 ¿ 25% do total de 115.841 deportados pelas autoridades nacionais em ação com 64 agências chamadas a colaborar na aplicação das leis de imigração desde 2006.

As dezenas de milhares de prisões de imigrantes mostram que as polícias locais têm uma quota significativa de poder para fazer cumprir as leis já vigentes. Como xerife de Maricopa desde 1992, Arpaio é a principal autoridade policial para a questão. Se o Arizona der a mais agentes o mesmo poder, o número de deportados poderá subir consideravelmente.

Frequentemente, o governo americano é criticado por não assegurar que agentes policiais locais respeitem os direitos dos imigrantes. O próprio Arpaio é investigado, acusado de violar direitos civis ¿ algo que ele nega.

Arpaio não entende ¿o alvoroço¿ causado pela nova lei.

¿ Fazemos isso há três anos. É um delito residir aqui ilegalmente e todos deveriam fazer cumprir (a lei).