Título: Polícia faz teatro contra a propina
Autor: Schmitt, Luiz Gustavo
Fonte: O Globo, 29/07/2010, Rio, p. 16

Peça, parte de um programa do Comando da PM, discute o papel dos militares diante do suborno

POLICIAIS MILITARES encenam no Teatro Carlos Gomes peça sobre caso de colega envolvido em corrupção

O palco onde grandes nomes do teatro, como Dulcina, Ítala Fausta e Bibi Ferreira, interpretaram clássicos da ficção cedeu espaço na tarde de ontem para policiais militares encenarem uma tragédia da vida real. Sem cenário e contando apenas com um refletor de luz, quatro sargentos, um cabo e um soldado, todos da ativa, estrearam, no Teatro Carlos Gomes, no Centro, a peça ¿O preço de uma escolha¿. O roteiro é conhecido: trata da história de um policial envolvido em um caso de corrupção. E a ideia de levá-la ao palco foi do alto comando da Polícia Militar, que lançou, em abril, o Programa de Prevenção ao Desvio de Conduta, do qual a peça é uma das principais ferramentas.

¿ Até então, tínhamos apenas formas de punir. Desde abril, estamos investindo na prevenção, incentivando o policial a pensar qual o seu papel e sua responsabilidade social ¿ disse o coronel Mário Sérgio Duarte de Brito, comandante-geral da PM, para quem a sociedade também deve refletir sobre o pagamento de propina. ¿ A população também tem um papel e deve pensar a respeito. A corrupção tem dois lados: o corrompido e o corruptor.

A peça, dirigida pelo sargento e ator profissional Sidney Guedes, durou 40 minutos e foi assistida por cerca de 500 policiais. Na plateia, o sargento Marcelo Cordovil aprovou a peça e reconheceu que o Programa de Combate ao Desvio de Conduta é bem-vindo.

¿ Gostei da peça e da ideia do Programa. Lutar contra desvio de conduta é sempre importante em qualquer sociedade ¿ falou o policial.

Além da peça, que vai percorrer batalhões em apresentações itinerantes, o programa inclui o lançamento, na sexta-feira, do vídeo ¿Desvio de Conduta¿, em que um policial envolvido em um caso conta a sua história. O vídeo será veiculado em espaços coletivos dos batalhões, como refeitórios. Estão previstos ainda o lançamento de um curta metragem sobre o mesmo tema e workshops permanentes com oficiais e recrutas, além de visitas de oficiais e recrutas em formação a unidades prisionais.

¿ Vamos também realizar ações práticas para melhorar a qualidade de vida do profissional da Polícia Militar, como oferecer exames de saúde nos locais de trabalho ¿ contou a capitã Silvana Couto Chaves, chefe do setor de Comunicação Social do Centro de Capacitação de Programas de Prevenção da PM.

www.doisgritando.com.br