Título: Dilma faz ataques ao governo FH
Autor: Lima, Maria; Francisco, Paulo
Fonte: O Globo, 29/07/2010, O País, p. 9

Críticas sobre economia e também na área de educação

BRASÍLIA e NATAL. A petista Dilma Rousseff , em entrevista à Rádio 96 FM e à TV Nominuto, de Natal, criticou as ações do governo Fernando Henrique Cardoso na Educação, exaltando os feitos do governo Lula na área do ensino técnico. E voltou a citar o governo tucano quando disse que o então candidato Lula fez a "Carta aos Brasileiros" num momento em que a "inflação tinha explodido", sem se referir ao chamado "risco Lula" temido pelo mercado durante a campanha eleitoral de 2002.

Ao falar dos avanços do governo Lula na Educação, citou o dado oficial de que nesses oito anos foram criadas 214 escolas técnicas e prometeu mais: se eleita, vai levar uma escola técnica a todos os municípios polos e aqueles com mais 50 mil habitantes. O governo FH, segundo ela, foi fraco nessa área:

- O governo Fernando Henrique proibiu, na prática, a construção de escolas técnicas, porque a União só podia fazer escolas públicas para estados e municípios que tinham recursos para mantê-las. E a manutenção é a parte difícil da questão. Então eles fizeram quase nenhuma escola técnica.

Ao ser indagada por um dos entrevistadores se o novo programa não era uma nova versão da "Carta aos Brasileiros", Dilma atribuiu a necessidade daquele momento a dificuldades do governo Fernando Henrique.

- O Lula fez aquela carta num momento que a inflação tinha explodido, os juros eram altíssimos e o Brasil não tinha cobertura externa.