Título: Inteligência da PF renovada
Autor: Luiz, Edson
Fonte: Correio Braziliense, 26/06/2009, Política, p. 7

Marcos Sallem é o dono da vaga que pertencia a Daniel Lorenz, ligado à antiga gestão

Sallem vai deixar a chefia da superintendência em Minas

A Polícia Federal deu início ontem a mais uma dança das cadeiras em sua cúpula. O posto de diretor de inteligência policial, um dos mais importantes da corporação, saiu das mãos do delegado Daniel Lorenz para as de seu colega Marcos David Sallem, atual superintendente da PF em Minas Gerais. Nos próximos dois meses, as mudanças continuarão, principalmente nas adidâncias policiais em vários países. Em alguns casos, isso vai tirar postos de aliados do ex-diretor da instituição Paulo Lacerda. Na Embaixada do Brasil na Colômbia, por exemplo, Alberto Lasserre cederá o cargo para Lorenz.

Dentro da corporação, as modificações são consideradas normais, tanto na cúpula quanto nas superintendências regionais. Até agora, o diretor-geral da PF, Luiz Fernando Corrêa, modificou todos os representantes nos estados que completaram dois anos no cargo, praxe na instituição. Porém, será a primeira mudança nas adidâncias, já que os atuais ocupantes de postos foram nomeados por Lacerda. Lasserre deixa Bogotá nos próximos dias. Em alguns meses, Augusto César Serra Pinto volta de Paris. Os dois, assim como Mariam Ibrahim, que está em Buenos Aires, devem regressar ao Brasil. Todos são ligados ao ex-diretor da PF.

Lucena A dança das cadeiras começou quando Corrêa ainda não havia completado dois anos à frente da Polícia Federal. A mais impactante mudança ocorreu com a saída do diretor executivo, Romero Lucena. Segundo na hierarquia da corporação, ele foi preso em sua sala por Corrêa, sob acusação de tráfico de influência em favor de um irmão, o que não ficou comprovado. O diretor-geral fez os remanejamentos na cúpula, transferindo o diretor de Gestão de Pessoal, Luiz Pontel, para ser seu segundo homem.

Com a saída de alguns delegados antigos que estavam em postos privilegiados, Corrêa praticamente encerra a fase de modificações em sua gestão. Aposentado, Lacerda foi nomeado adido policial em Portugal, no fim do ano passado, depois de deixar a direção da Agência Brasileira de Inteligência (Abin). Durante o período em que esteve no serviço secreto, foi acusado de envolver a corporação nas investigações que resultaram na Operação Satiagraha, um dos motivos de seu afastamento.