Título: Marina sobe tom nas críticas a adversários
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 26/07/2010, O País, p. 4
Para candidata do PV, José Serra demonstrou "insegurança" ao decidir não ir a debate organizado por portais
SÃO PAULO. Geralmente contida nas críticas aos adversários, a candidata do PV à Presidência da República, Marina Silva, subiu o tom ontem ao criticar a desistência de José Serra (PSDB) e Dilma Rousseff (PT) de participarem de um debate que aconteceria hoje. Ela chegou a dizer que o tucano mostrou "insegurança" ao decidir não ir ao encontro dos três presidenciáveis organizado por portais na internet.
Ao ser perguntada se considerava menosprezo o fato de Serra ter alegado que não compareceria porque, entre outras razões, Dilma já havia declarado que não iria, Marina respondeu:
- Diria (que é) talvez uma certa insegurança.
Sabatina com verde programada para hoje
Com pouco mais de um minuto no horário eleitoral gratuito, e menos recursos e estrutura partidária nos estados do que seus adversários, Marina vê nos debates uma alternativa para crescer nas pesquisas de intenção de voto.
O debate de hoje estava sendo organizado por quatro portais na internet: IG, Terra, MSN e Yahoo. Dilma dissera terça-feira à organização que não iria. Quinta-feira, Serra avisou que também não compareceria, o que levou ao cancelamento do evento. Um dos portais, o Terra, fará uma sabatina com Marina hoje.
Desde o cancelamento do debate, Marina tem dito que o tucano e a petista querem deixar o eleitor "no anonimato". A frase constou de uma nota divulgada por ela quinta-feira e foi repetida depois em entrevista à TV Brasil, em café da manhã com internautas e na entrevista de ontem, após ela se reunir com candidatos a governador pelo PV.
Marina disse que os 11 candidatos a governador pela legenda assumiram ontem um compromisso de comparecer a todos os debates a que forem convidados. Ela afirmou ter se comprometido a ir a oito encontros. Serra e Dilma dizem que estarão em cinco debates.
A verde aproveitou ontem a presença de Fernando Gabeira, candidato da sigla ao governo do Rio, para criticar a postura do governador Sérgio Cabral (PMDB), que tenta a reeleição:
- Parece que um candidato do Rio não vai a nenhum debate - afirmou Marina, passando a bola para Gabeira, ao seu lado.
- No Rio, a decisão do governador (Cabral) é de não participar de nenhum debate, o que coloca o Rio, como já está na educação, na lanterna também da democracia - emendou Gabeira.
Marina também exigiu dos dois principais rivais uma posição sobre a proposta de reforma do Código Florestal, aprovada em comissão da Câmara:
- Vejo um silêncio muito grande por parte dos dois candidatos, tanto da (ex-) ministra Dilma como do (ex-) governador Serra, em relação a essa mudança que estão propondo no Código Florestal.