Título: Pobreza limita potencial de consumo
Autor: Nogueira, Danielle; Ordoñez, Ramona
Fonte: O Globo, 02/08/2010, Economia, p. 17
A maior parte das empresas brasileiras que investem no Peru mira a exportação. Apesar da economia estável, o potencial do mercado doméstico ainda é considerado duvidoso, pois muitos peruanos não foram incorporados ao consumo. Em 2009, 34,8% deles ou dez milhões de pessoas eram classificados como pobres pelo Instituto Nacional de Estatística e Informática, o IBGE local. Em outras palavras, viviam com até 257,1 soles por mês ou R$ 160. No Brasil, a taxa de pobreza é de 28,8%, segundo dados do Ipea referentes a 2008.
A população peruana é muito jovem, o que poderia ser considerado um bom potencial para a produção de bens de consumo lá. Mas a pobreza ainda é um fator limitador que precisa ser trabalhado avalia Istvan Kasznar, coordenador do Núcleo de Inteligência e Informações de Multinacionais da Fundação Getulio Vargas (FGV).
O país é divido em três regiões: costa, selva e serra. Ironicamente, é nas mais pobres selva e serra que se concentram os investimentos estrangeiros.
Mais de 50% dos que vivem na região serrana são de pobres. Na selva, o percentual é de 46%. Na costa, onde está a capital, Lima, é de 19,1%.
Apesar do crescimento econômico e dos investimentos, as desigualdades persistem afirma Pedro Silva Barros, do Ipea. (Danielle Nogueira)