Título: Serra lidera em SP, mas perde em MG
Autor: Vasconcellos, Fábio
Fonte: O Globo, 03/08/2010, O País, p. 9
O candidato a presidente José Serra (PSDB) lidera as intenções de voto em São Paulo, maior colégio eleitoral do país. Segundo pesquisa Ibope encomendada pela Rede Globo, o tucano soma 44% dos votos, seguido por Dilma Roussef (PT), com 33%, e Marina Silva (PV), 9%. No entanto, Serra não repete o desempenho em Minas Gerais e Rio de Janeiro, estados igualmente importantes em número de eleitores.
Em Minas, onde Serra tem o palanque tucano do governador Antonio Anastasia e de Aécio Neves, Dilma tem 44% das intenções de voto contra 32% de Serra e 7% de Marina. No Rio, a petista soma 46% contra 27% do tucano e 10% de Marina.
Para o cientista político Ricardo Ismael de Carvalho, a grande surpresa é Minas:
- Serra pode reverter, o palanque é forte e ainda tem o ex-presidente Itamar Franco (PPS). Em São Paulo, eu esperava uma vantagem maior.
A luta pelos votos será mais difícil no Rio, afirma Ismael. Para ele, o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) e a influência de Lula contribuíram para o crescimento de Dilma.
Dilma lidera no Distrito Federal: 36%; Serra tem 25% e Marina, 16%. Na Paraíba, Dilma soma 53%; Serra, 28%; e Marina, 4%. Em Pernambuco, a petista tem 59%; Serra, 26%; e Marina, 5%. Para Ismael, a meta do PSDB no Nordeste será reduzir diferenças e perder de pouco. A corrida é indefinida no Norte. Natural do Acre, Marina tem no estado 32%; Serra, 38%; e Dilma, 17%. Serra lidera em Roraima e empata com Dilma em Rondônia, à frente no Amazonas e Amapá.