Título: Só tenho cinco meses
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 03/08/2010, O País, p. 12

Lula pede pressa para regulamentar lei

BRASÍLIA. Ao sancionar a lei que estabelece parâmetros para a destinação do lixo produzido em todo o país, o presidente Lula mostrou pressa e deu prazo de 90 dias para que seja apresentado projeto de regulamentação da lei, que cria a política nacional de resíduos sólidos. O texto determina ações para facilitar o retorno do lixo aos seus geradores e para que seja tratado ou reaproveitado. A lei obriga as empresas a recolherem lixo tóxico de difícil decomposição, como baterias e pilhas.

- Precisamos tomar cuidado para não demorar a regulamentar. Vou falar para a Erenice (Guerra, da Casa Civil) que não tem que esperar ministro concordar. Na hora que construir a base do projeto, leva na minha mesa, porque só tenho cinco meses de mandato. Para a oposição, o tempo demora para caramba. Para mim, está passando.

A lei ataca um dos principais problemas ambientais das grandes cidades: os lixões. As prefeituras serão obrigadas a construir aterros sanitários, seguindo regras de proteção ambiental, mas terão quatro anos para se adaptar à lei.