Título: Marina elogia lei de resíduos sólidos
Autor: Roxo, Sérgio
Fonte: O Globo, 03/08/2010, O País, p. 12

Verde visita central de reciclagem de computadores e lembra que ajudou a elaborar legislação, sancionada por Lula

JUNDIAÍ (SP). A candidata do PV à Presidência, Marina Silva, visitou ontem uma central de reciclagem de computadores no interior de São Paulo. O objetivo foi mostrar que a verde teve participação na elaboração da lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada à tarde pelo presidente Lula. Foi a equipe da candidata que pediu para conhecer a empresa, em Jundiaí.

- Fiz questão de vir aqui para celebrar a lei e dizer que boa parte daquilo que está (previsto) na lei é transformar em políticas públicas as boas experiências que já existem na sociedade - disse Marina.

A candidata, que foi ministra do Meio Ambiente do governo Lula, lembrou seu papel na elaboração do projeto.

- A articulação dessa lei começou em 2007, quando eu estava no Ministério do Meio Ambiente. Integramos as várias iniciativas existentes no Congresso e encaminhamos um projeto. O que foi aprovado tem como base 80% da proposta que foi articulada pelo ministério.

Marina também destacou as vantagens da nova lei:

- Uma coisa importante que a lei estabelece são os meios para que acabemos com os vergonhosos lixões. Mais de 25 mil crianças ainda vivem nos lixões e temos uma quantidade muito pequena de aterros sanitários.

Além de elogiar a sanção da Política Nacional dos Resíduos Sólidos, o evento também fez parte da proposta da candidata de usar a agenda de campanha para destacar as boas iniciativas que podem ser transformadas em políticas públicas. Na quinta-feira, em Bauru (SP), Marina visitou um hospital público que é referência em tratamento de anomalias da face. No sábado, ela conheceu, em Recife, a Escola Popular de Direito Constitucional Pequeno Cidadão, no bairro do Coque, que visa a levar cidadania à população.

A presidenciável explicou que, com a viagem a Recife, não tomou conhecimento da notícia de que petistas produziram um dossiê acusando uma filha do ministro Guido Mantega (Fazenda) de tráfico de influência no Banco do Brasil.

- Para ser sincera, não acompanhei porque estava viajando e fiquei imbuída das visitas que fui fazer. Na comunidade do Coque temos uma das mais fortes denúncias do que não deve ser a gestão pública. Inclusive, perder tempo com disputas de cargo quando temos crianças sendo entregues à marginalidade, ao descaso, ao assassinato e ao esgoto a céu aberto.

Para visitar a central de reciclagem, Marina teve que caprichar na maquiagem e esconder um leve hematoma no olho direito, provocado, sem querer, por uma eleitora que foi abraçá-la sábado, em Diadema (SP):

- Tive que disfarçar.