Título: Censo digital, mas com pane mecânica
Autor: Setti, Rennan; Gois, Chico de
Fonte: O Globo, 03/08/2010, Economia, p. 20

Defeito em ônibus atrasa entrega de coletes no Rio, porém não afeta pesquisa

Rennan Setti, Chico de Gois e Luiza Damé

RIO e BRASÍLIA. No primeiro censo demográfico totalmente informatizado, não houve problemas na transmissão digital dos dados coletados pelos recenseadoras, que começaram a visitar, munidos de palmtops, os 58 milhões de domicílios do Brasil no domingo. No fim da manhã de ontem, já eram 170 transmissões, enviadas de 14 estados do Brasil. Mas, se a tecnologia está ao lado dos recenseadores, o que atrasou os trabalhos em alguns pontos do Rio foi algo tão antigo quanto a própria pesquisa: os coletes dos agentes.

O ônibus que trazia 17.251 uniformes a serem usados no estado e quatro mil para São Paulo teve um problema mecânico na divisa com Minas Gerais e a carga foi entregue com um dia de atraso. Com isso, alguns recenseadores não puderam ir às ruas ontem. Mas, segundo o IBGE, isso não vai comprometer a coleta.

E, para marcar o início dos trabalhos do Censo 2010, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva respondeu na tarde de ontem, no Palácio da Alvorada, residência oficial, o questionário simplificado da pesquisa. O presidente gravou ainda uma mensagem, que será veiculada no site do IBGE, incentivando a população a atender os recenseadores. No programa semanal de rádio "Café com o presidente", veiculado pela manhã, Lula fez apelo semelhante.

- Quando chegar o pesquisador do IBGE, por favor, responda com a maior sinceridade, com a maior verdade absoluta. Se puder, ofereça até um cafezinho para o companheiro. Cada palavra sua é que vai dar o retrato fiel do que será o país daqui a uns dois anos, quando estiver tudo elaborado, tudo pronto e for divulgado - disse no programa o presidente, que serviu café e água à equipe do IBGE que o visitou e gastou cerca de oito minutos para responder todas as perguntas.

Mais tarde, em solenidade de sanção da lei de resíduos sólidos, Lula usou o boné do IBGE e orientou a população a receber bem os recenseadores, respondendo a todas as perguntas.

- Começou o censo de 2010. Então não é para ninguém ficar com medo, quando chegar uma mulher ou um homem, bater na porta de sua casa ou seu apartamento, eles vão estar com crachá no peito, uma blusa do IBGE e precisam saber coisas que vão ficar na intimidade do IBGE.